Todos os anos ao chegar o inverno nos deparamos com inúmeras receitas de fondue. Não que não sejam todas deliciosas, mas vou aproveitar esse inverno, que promete ser mais rigoso que os passados, para dedicar um pouquinho mais às receitas dessa especiaria de origem franco-suíça, tantos as receitas tradicionais como as mais diferentes.
O escritor Luiz Fernando Verrísimo explica no livro A Mesa Voadora que "o foudue não é uma refeição, é um confraternização". Um fondue não é para ser degustado sozinho, e sim para ser compartilhado. Por isso, sisudez e formalidade não combinam com ele.
Originário da Suiça, foi criado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho. A palavra fondue é de origem francesa "fondre" que significa derreter. Por isso o queijo usado precisa ser de fácil digestão. A tradicional receita de fondue suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como: presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos possibilitando outras variações. Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França e segundo Brillat-Savarin esta era sua receita:
"Estabeleça o número de ovos que for empregar de acordo com o número presumido dos comensais. A seguir tome pedaços de queijo gruyère que pese um terço dos ovos, e uma porção de manteiga que pese a sexta parte desse peso. Quebre e bata bem os ovos numa caçarola, juntando depois a manteiga e o queijo ralado ou cortado em fatias finas. Ponha caçarola em fogo forte, e vire a mistura com uma espátula até que ela esteja convenientemente espessa e macia; acrescente um pouco de sal, conforme o queijo for mais ou menos velho e uma boa pitada de pimenta, que é um dos ingredientes essenciais dessa antiga preparação; sirva num prato levemente aquecido; providencie o melhor vinho para beber enquanto come, e verá maravilhas."
A receita original suíça é a seguinte:
Ingredientes:
1 dente de alho amassado
300ml de vinho branco seco
1 colher de chá de suco de limão coado
425g de queijo gruyère picado
200g de queijo emmental ralado
1 colher de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de kirsch, gin ou vodka
1 pitada de noz moscada ralada
1 pitada de pimenta do reino branca moída
Modo de Preparo:
Esfregue o dente de alho amassado na panela de fondue. Em outra panela, leve o vinho e o suco de limão ao fogo até reduzir um pouco. Vá acrescentando os queijos aos poucos mexendo sempre até derreter. Junte o kirsch com o amido de milho à mistura; mexa por 2 minutos. Tempere com pimenta e noz moscada. Transfira a mistura para a panela de fondue e sirva. Serve de 4 a 6 pessoas.Ponha cerca de 250g de pão francês dormido para cada pessoa. Cada pessoa deve ter seu próprio garfo para mergulhar o pão no creme de queijo.
Em tempo e importântíssimo: Não ouse degustar o seu fondue acompanhado com água, sucos e refrigerantes. A Fondue não admite outra bebida que não seja o vinho. No caso do de queijo, eu particularmente prefiro um tinto jovem, frutado e com acidez boa que é para cortar a gordura do queijo; o clássico seria um branco suiço da uva chasselas (lá chamada fendant) que se pode encontrar aqui no Brasil. Também pode-se harmonizar com vinhos brancos finos maduros e bem estruturados de uva Chardonnay da Borgonha e da Califórnia ou de uvas Gewurztraminer da Alsácia.
Bom Apetite!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.