domingo, 5 de julho de 2009

O GALETO GAUCHO

PRATO TÍPICO DO SUL DO PAÍS
O galeto tal qual o conhecemos hoje e que se tornou, indiscutivelmente, o símbolo gastronômico da região de Caxias do Sul, foi criado em 1957, quando da inauguração do Restaurante e Churrascaria Vera Cruz. Na época, o que se servia como galeto na região de Caxias do Sul, eram frangos com aproximadamente 1,20kg, cortados ao meio, assados no espeto e com um tempero simples a base de sálvia, vinho branco, sal e óleo. A grande dificuldade é que não havia produção em escala industrial de galetos. Os proprietários do restaurante então, conseguiram que pequenos produtores da cidade criassem e abatessem frangos com idade entre 28 e 30 dias ("ao primo canto"), pesando entre 550g e 650g depois de limpos. Estes franguinhos passaram a ser cortados em 10 pedaços e assados no espeto com um tempero a base de ervas finas (como sálvia, manjerona, alecrim e cheiro verde), tomate, cebola, alho, pimenta do reino, vinagre e sal, entremeados com pedaços de toucinho e acompanhados de polenta bristolada ou brustolada (na chapa) e salada de radiche. Surgia assim o tradicional galeto, indiscutivelmente o grande responsável pela fama e pelo respeito que o citado restaurante conquistou em nível local, nacional e até internacional, nesses mais de 30 anos de existência. Hoje, a receita de galeto é utilizada por vários outros restaurantes da cidade, a tal ponto que o galeto se tornou a grande referência gastronômica da região

4 comentários:

  1. Tche guri, me desculpa mas esta história se confunde com a do Galeto de Santa Maria,minha terra. O texto parece muito.
    Eles até começaram por Caxias mas em 1957 mudaram para Santa Maria onde estão até hoje.
    Conheco o galeto primo canto da região da serra que nada tem há ver com o de Santa Maria.
    www.restauranteaugusto.com.br

    ResponderExcluir
  2. tudo bem quanto ao galeto ao raditche, ao tempero a polenta mas...faltou uma massa com miudos que era servida em uma galeteria na av Julio de Castilhos, mais ou menos na metade entre o inicio e a praça central, só ,que não tenho condições do nome, era de morrer comendo. Agora só que isso em 1953 quando fui na festa da uva. Mas porca miseria todos eram bons.

    ResponderExcluir
  3. tudo bem quanto ao galeto ao raditche, ao tempero a polenta mas...faltou uma massa com miudos que era servida em uma galeteria na av Julio de Castilhos, mais ou menos na metade entre o inicio e a praça central, só ,que não tenho condições do nome, era de morrer comendo. Agora só que isso em 1953 quando fui na festa da uva. Mas porca miseria todos eram bons.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...