
Os jantares de inverno são mais conhecidos pela sua riqueza de sabores e pela comida, digamos mais gordinha. Durante o inverno, temos a tendência de comer um pouco mais do que o usual, e o inverno gelado nos ajuda a aproveitar cada refeição melhor, simplesmente porque nos faz sentir mais aquecidos. Ter um jantar de inverno ao lado da família e/ou dos amigos, enfim daquelas pessoas queridas que adoramos estar compartilhando será sempre uma experiência especial. Mas o que fazer para ser tão especial assim? Que tipo de comida servir? No inverno, as pessoas comem o que tentam evitar o ano inteiro – a comida mais calórica. Comidas como queijo, carne, chocolate e massa são definitivamente algumas das comidas de inverno que nos fornece os nutrientes necessários para manter nossos corpos aquecidos e nos dá a energia necessária para aguentar o frio. Mas porque nos comemos mais durante o inverno do que normalmente comemos o resto do ano? Nós temos a tendência de comer bem durante o inverno – uma boa comida calórica – uma vez que nossas atividades fora de casa são reduzidas devido ao tempo frio e as nossas atividades em casa se resumem a comer, dormir, ler ou assistir uma boa televisão. E não existe nada melhor do que um bom prato quente de inverno. O clima gelado nos faz querer estar ao lado de pessoas que gostamos e com elas compartilhar de uma boa comida quentinha. O jantar de inverno é mais agradável quando compartilhado com os amigos, pois nós gostamos de viver confortavelmente e de dividir uma boa refeição. Como no inverno existem boas sugestões para o jantar, você tem, além do tradicional fondue, a opção de fazer uma bela massa. Por isso aí vai a receita da tradicional lasagne al forno que aprendi num restaurante de Roma.
Ingredientes:
500 g de lasanha de grano duro
300 g de queijo parmesão ralado
Margarina para untar
Para o molho a bolonhesa:
1 quilo de carne moída (metade de boi e metade de porco)
1 cebola grande picadinha
4 dentes de alho
250 ml de vinho tinto
1 colher de sopa de orégano
1 e 1/2 colher de farinha de trigo
2 latas de tomate pelado
2 tabletes de caldo de carne
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de sopa de mostarda
1 colher se chá de pimenta vermelha
1 cenoura picadinha
3 folhas de louro
300 ml de água
4 colheres de azeite
1 colher de café de ciclamato monossódico
Para o molho bechamel:
1 litro de leite.
1 cebola
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de farinha de trigo
sal
noz moscada
queijo parmesão ralado
Modo de preparo do molho bolonhesa:
Bata no liquidificador os tomates, os tabletes de caldo de carne, a cenoura, o catchup, a mostarda, a pimenta e a água. Reserve. Em uma panela grande aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente a carne moída polvilhada com a farinha de trigo e frite bem. Junte à carne os ingredientes batidos no liquidificados, as folhas de louro, o ciclamato e deixe ferver tampado por 30 minutos em fogo baixo. Acrescente o orégano e o vinho tinto e deixe ferver por mais 15 minutos. Reserve.
Modo de preparo do molho branco:
Em uma panela derreta a margarina, acrescente a cebola e espere dourar. Acrescente a farinha e deixe cozinhar mexendo sempre. Aos poucos e sem parar de mexer vá juntando o leite. Acrescente o sal (pouco) e a noz moscada. Espere esfriar um pouco. Bata no liqüidificador o molho obtido juntando duas colheres de queijo parmesão. Reserve.
Montagem:
Unte um refratário retangular de borda alta com margarina ou manteiga. Forre o fundo com uma camada do molho bechamel. Cubra com uma camada de lasanha (sem cozinhar). Coloque outra camada de molho bechamel, uma camada de molho a bolonhesa, polvilhe com queijo parmesão ralado, e repita novamente a operação, ou seja, camada de lasanha, camada de bechamel, camada de bolonhesa, polvilhe com parmesão. Termine com o bechamel sobre o molho a bolonhesa e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno a 240° por 35 minutos. Sirva com pão italiano.
Dica: Opcionalmente pode-se acrescentar requeijão entre as camadas ou mesmo queijo e presunto. O vinho deve ser o mesmo que utilizou para o molho a bolonhesa, por isso não economize no preço e mande ver um bom vinho tinto italiano. Bonna Apetit.
Vinho: Ideal para ser degustado com vinho Quinta do jubair Cabernet Sauvigno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.