sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS

Peco e Pietra
Dizem que foi na Babilônia, há cerca de 4 mil anos atrás, que um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila um cartão no qual desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai, dando origem ao primeiro cartão do Dia dos Pais que se tem notícia. Se foi, ninguém tem como provar e, de qualquer forma, só depois de muito tempo, mas muito tempo mesmo, foi que se ouviu falar em homenagear os pais novamente.
Aqui no Brasil, o pai ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Meu carinho e homenagem a todos os pais, presentes e ausentes. Carinho esse expresso através de uma receita para agradar o seu pai.
ENTRADA
Coquetel de Camarão e Abacate Ingredientes:
2 colheres (sopa) de maionese
100 g de iogurte natural
1 colher (sopa) de conhaque
suco de 1 limão
2 abacates pequenos maduros
200 g de camarões limpos
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de ketchup
Modo de Preparo:
Cozinhe os camarões em água por 5 minutos. Corte os abacates ao meio e retire parte da polpa com cuidado para manter intacta a casca. Corte a polpa do abacate em cubos pequenos e regue-os com o suco de limão para que não escureçam. Misture o iogurte, a maionese, o ketchup e o conhaque. Adicione o sal e pimenta-do-reino. Tempere os camarões e os cubinhos de abacate com o molho e recheie as cascas de abacate. Polvilhe com a salsinha e sirva.
SALADA
Salada de Repolho com Salmão Defumado
Ingredientes:
1/2 repolho pequeno
100 g de salmão defumado em fatias
4 ameixas
Para o molho:
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de vinho branco
2 colheres (chá) de molho de pimenta
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto.
Modo de Preparo:
Lave o repolho, seque-o com toalha de papel, rale no ralador em tiras finas e coloque em uma tigela. Lave as ameixas, seque com toalha de papel, parta-as ao meio, retire o caroço e pique duas delas em pedaços pequenos e as outras em gomos. Molho: bata no liquidificador as ameixas em pedaços, a salsinha, o vinho, o molho de pimenta, o azeite de oliva e o sal, até obter uma mistura homogênea. Retire e reserve. Distribua em uma saladeira o repolho, as ameixas em gomos e as fatias de salmão. Na hora de servir, regue a salada com o molho.
PRATO PRINCIPAL
Arroz de Frutos do Mar
Ingredientes:
3 colheres sopa de azeite 3 tomates sem pele e sem sementes 200 g de camarão bem limpo cortado em pedaços 6 xícaras de chá de caldo de peixe 300 g de caçonete cortados em cubos 2 xícaras de chá de lulas limpas cortadas em anéis 2 colheres de sopa de margarina 1 cebola ralada 2 xícaras de chá de arroz 1/2 xícara de chá de vinho branco Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Em uma panela aqueça o azeite e deixe em fogo baixo. Junte o tomate picado e refogue até desmanchar. Adicione o camarão, o peixe e a lula. Tempere com sal e junte 1 xícara de chá do caldo de peixe. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos, depois de cozido reserve. Em outra panela, aqueça a margarina e refogue a cebola. Em seguida coloque o arroz, adicione o vinho seco e deixe evaporar em fogo alto. Em seguida junte o caldo do peixe aos poucos. Quando o arroz estiver quase cozido coloque o refogado do peixe. Verifique o tempero do sal e mexa bem. Desixe descansar por 3 minutos. Sirva.
SOBREMESA
Zabaione ao Marsala
Ingredientes:
4 gemas
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de vinho marsala seco
Modo de Preparo:
Coloque as gemas em uma tigela de inox que possa ir ao banho-maria, acrescente o açúcar e bata energicamente com uma colher de pau até obter um creme liso, espumoso e aveludado. Acrescente aos poucos o vinho e misture, leve ao banho-maria batendo ininterruptamente com um batedor (fouet) até que o creme esteja bem aerado e cozido. Atenção, pois a água do banho-maria não deve ferver. Despeje em taças individuais e sirva morno ou gelado acompanhando de biscoitos ou uvas. Pode substituir o Marsala por vinho do Porto ou vinho Izidro seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...