segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O SANDUICHE BAURU

Um dos lanches que mais gosto e talvez um dos mais antigos e conhecidos de São Paulo, para não dizer do Brasil, é o bauru. O tal sanduíche foi criado por Casimiro Pinto Neto nascido em Bauru (SP), em 5 de abril de 1914. No ano de 1931, ingressou na Faculdade de Direito da USP no Largo de São Francisco. Orgulhoso de sua cidade natal, sempre foi conhecido pelos colegas como "Bauru". Juntamente com outros estudantes, artistas e intelectuais, frequentava o restaurante Ponto Chic, no Largo do Paissandu. Numa noite, em 1934, procurou o cozinheiro (Carlos) do restaurante e "ditou" a receita de um sanduíche: pão francês, aberto e sem miolo, uma porção de queijo derretido em banho-maria, pepino em conserva, fatias de roastbeef, rodelas de tomate cru. Segundo Casimiro, essa receita incluia os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteína e vitamina, conforme ele havia lido em um livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic. Quando estava comendo o segundo sanduíche "Quico" - Antônio Boccini Jr., um amigo que era muito guloso, pegou de sua mão um pedaço do sanduíche e gostou. Aí ao garçom, um descendente russo chamado Alex, - Me vê um desses do "Bauru". Na mesma noite, outros frequentadores pediram o novo sanduíche, dizendo que queriam um "igual ao do Bauru". Nascia assim um dos mais famosos lanches do Brasil conhecido até em outros países. Em Bauru o sanduíche foi divulgado por José Francisco Júnior (o Zé do Skinão) que conheceu Casimiro Pinto Neto em 1957. Transformou sua lanchonete no principal ponto bauruense de divulgação do Sanduíche Bauru.
O legítimo Bauru
Ingredientes:
1 pão francês sem miolo
3 fatias de queijo mussarela
3 rodelas de tomate
3 fatias de rosbife (veja a receita abaixo)
2 rodelas de pepino (picles) - opcional
Sal e orégano a gosto
Modo de Preparo:
Prepare numa assadeira um banho-maria: coloque um pouco de água e leve ao fogo para aquecer. Abra o pão em duas partes e retire o miolo. Em uma das partes, coloque as fatias de rosbife frio, as rodelas de tomate e as de pepino. No banho-maria, coloque as fatias de queijo. Quando estiver derretido, coloque o queijo na outra fatia de pão e una as duas partes. O calor do queijo aquecerá os demais ingredientes do sanduíche.
Receita do rosbife
2 kg de lagarto
3 colheres de sopa de manteiga
Caldo de um limão
Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno em 200ºC. Limpe a carne, retirando a gordura externa. Tempere e deixe marinar por uma hora. Em uma frigideira grande ou chapa de ferro, coloque a manteiga e leve ao fogo forte para derreter. Coloque o lagarto, frite os lados, até ficar bem dourado. Em uma assadeira untada, leve ao forno por 45 minutos. Retire e leve à geladeira por uma hora. Corte em fatias bem finas, de preferência no fatiador de frios ou com faca elétrica.Agora é só correr ao mercado mais próximo, comprar os ingredientes e preparar essa maravilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...