quarta-feira, 26 de agosto de 2009

RECEITA DE BACALHAU

Diversas receitas portuguesas de bacalhau, levam o nome do seu criador. Sem medo de errar, afirmo que as melhores receitas desta iguaria que já preparei, salvo a minha modéstia parte do Bacalhau à Dom Peco, são originárias do país lusitano, com certeza. Uma delas, muito fácil de preparar e que agrada a grande maioria dos paladares é o Bacalhau a Zé do Pipo, oriundo de Lisboa da Tasca do Zé do Pipo que era um boteco que funcionava à beira dos edificios da imprensa e dos jornalistas da cidade de Lisboa. É a primeira forma de "fast food" nacional do seculo XVIII porque era um prato muito rápido de preparar e devido a isso teve um enorme sucesso na "aterafada vida cosmopolita do seculo XVIII". Zé do Pipo, obviamente, era dono e criador de tal prato.
Bacalhau à Zé do Pipo
Para 6/8 pessoas Ingredientes:
1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco
1,200 kg de batatas pimenta em grão 1 litro de leite integral 4 cebolas médias 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal 2 xícaras (chá) de azeite extra-virgem farinha de trigo para envolver o bacalhau (pode substituir por amido de milho para quem tiver restrição ao glúten, ou mesmo eliminar essa parte) 1 xícará (chá) de maionese sal a gosto Modo de Preparo:
Dessalgue o bacalhau na noite anterior. Coloque o bacalhau em uma travessa refratária e cubra-o com leite. Deixe por 3 horas. Depois, cozinhe o bacalhau no leite durante 5 minutos. Coe o leite e reserve. Limpe o bacalhau das peles e espinhas mais fáceis de retirar e divida-o em pedaços. Cozinhe as batatas no leite reservado. Passe-as po espremedor, misture a manteiga e dê o ponto de purê com parte do leite que cozinhou o bacalhau e as batadas. Corrija o sal. Corte as cebolas em rodelas não muito grossas e refogue-as ligeiramente em bastante azeite, retire-as com uma escumadeira e, na mesma gordura, frite o bacalhau passado por farinha, ou fubá, ou amido de milho. Num pirex untado, espalhe metade do purê. Cobra com o bacalhau e regue com a maionese. Disponha as rodelas de cebola e, à volta, enfeite a seu gosto com rosetas do purê que sobrou. Leve ao forno para aquecer e gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...