terça-feira, 13 de outubro de 2009

ARROZ DOCE ESPECIAL



"Sem a escravidão não se explica o desenvolvimento no Brasil de uma arte de doce, de uma técnica de confeitaria, de uma estética de mesa, de sobremesa e de tabuleiro, tão cheias de complicações e até de sutilezas e exigindo tanto vagar, tanto lazer, tanta demora, tanto trabalho no preparo e no enfeite de doces, dos bolos, dos pratos, das toalhas, das mesas. Só o grande lazer das sinhás ricas e o trabalho fácil das negras e das molecas explicam as exigências de certas receitas das antigas famílias das casas-grandes e dos sobrados".
                   Gilberto Freyre

Nunca fui ligado em fazer receitas de doces, isto porque me coaduno com a opinião do saudoso escritor pernambucano Gilberto Freyre, ou seja, somente quem possuía escravos naquela época podia se dedicar com tanto afinco à tal modalidade gastronômica. Mas de vez enquando me arrisco a elaborar doces simples e principalmente os caseiros, como um arroz doce bem cremoso que fiz para um programa de TV da cidade de Campinas. Deu ibope, pois um ilustre telespectador ao me encontrar no Café Regina dia desse, elogiou minha receitinha e ainda por cima disse-me que iria executá-la pessoalmente. É uma honra, quando tal amigo é o Dr. Jamil Miguel, bugrino e ex-juiz de direito, também dá seus pitacos no fogão. Vou dividir a receita com os amigos.
  
ARROZ DOCE ESPECIAL

Ingredientes

1 litro de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de raspas de laranja
1 xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de chá de arroz
1 litro de leite
3 gemas
1 xícara de chá de açúcar
1 lata de leite condensado
Canela em pó para polvilhar
Cravo

Modo de Preparo:
 
Numa panela média, ponha a água, o sal, a raspa de laranja e a manteiga. Leve ao fogo alto até ferver. Junte o arroz e deixe cozinhar até secar a água. Enquanto isso, ferva o leite em outra panela. Quando toda a água do arroz tiver evaporado, vá juntando leite quente, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Junte o suco de laranja e deixe cozinhar até secar o leite. Enquanto isso, numa tigela, bata as gemas até ficarem claras e fofas. Junte o açúcar e continue a bater até obter uma gemada bem fofa. Quando o arroz tiver absorvido o leite, tire a panela do fogo e vá juntado a gemada, em fio, batendo sempre com uma colher de pau. Leve ao fogo novamente e cozinhe, mexendo mais um pouco até engrossar. Junte o leite condensado e misture bem. Passe para uma travessa ou potinhos e polvilhe com canela em pó.

DICAS DO COZINHEIRO

- Não junte a gemada ao arroz de uma só vez e com a panela no fogo senão vira omelete.
- O cravo pode ser usado junto com uma folha verde para enfeitar o prato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...