quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BACALHAU È ARRIVATO

No mês passado postei uma matéria cujo título era BACALHAU ORIENTAL (http://blogdopeco.blogspot.com/2009/09/bacalhau-oriental.html). Discorria naquela pequena matéria, a honra que tive em provar um bacalhau executado pelo amigo, chef e empresário Sr. Lincoln Miike, que naquela ocasião homenageava um velho amigo. Prometi também, caso o Sr. Lincoln permitisse que publicaria a receita tão comentada. Esta semana, não podia ter acontecido algo tão espetacular, recebi de bandeja, não só a receita daquele bacalhau como a mesma veio acompanhada da sua história. E não tenha dúvida que a receita fica bem melhor quando vem acompanhada da sua história. Vamos lá. Segundo o Sr. Lincoln, a receita lhe foi passada por um amigo do peito, Sr. Erney Feltrin que assim narrou-lhe a história de vida:
Caro Lincoln (......) eu gosto muito de fazer essa etapa (demolhação gelada para re-hidratação e retirada do sal), pois além dela exigir muito cuidado e dedicação, pois leva de 36 a 48 horas com trocas de água, me faz lembrar da minha querida Nona Conchetta e também da minha infância. Ainda com 8 anos incompletos minha nona me delegava essa tarefa com toda confiança. Depois para me fazer orgulhoso e tomar gosto pela gastronomia, dizia que o prato havia ficado delicioso devido ao processo de demolhação-gelada que o bambino dela havia feito. Por último, comento com você que o nome da receita “Bacalhau à Arrivato” é em homenagem à minha nona Conchetta, pois toda vez que o bacalhau chegava ao pequeno armazém de secos e molhados na província de Treviso no norte da Itália, quando ela ainda era menina, o dono do armazém anunciava em voz alta pelo vilarejo.... – O bacalhau chegou! O bacalhau chegou!... Como ela me contava essa história com freqüência e misturava o português (ruim) com o dialeto italiano, ela dizia: “ll Bacalhau è Arrivato”, ll Bacalhau è arrivato”.... daí o nome da receita.

Bonito não é? E para finalizar com chave de ouro, uma definição de vida do ilustre amigo Erney que deve orientar toda "famiglia":


"A melhor maneira de levar a vida é misturar ficção e fantasias com a realidade"

Aí vai a receita

BACALHAU È ARRIVATO

Ingredientes:

Um excelente bacalhau e um puríssimo azeite de oliva, pois 70% do sucesso da receita reside nestes ingredintes
Batata inglesa, mandioquinha ou doce (ou todas) (eu comi com a doce, hummm);
Quanto baste de cebola, alho, tomate, cheiro verde, noz moscada, aji-no-moto, folhas de louro, manjericão fresco, repolho branco, azeitonas pretas. Sal e pimenta a gosto. (invente)

Modo de Preparo:

Tome uma panela grande e larga, cubra o fundo com azeite. Corte as batatas em rodelas de 1,5 cm e faça a primeira camada com elas, forrando toda a panela. Coloque cheiro verde, azeite, manjericão e folhas de louro. Faça uma camada com bacalhau (demolhado, sem espinhas, mas com peles). Rale a noz moscada, acrescente mais cheiro verde, manjericão, louro, azeitonas, aji-no-moto, alhos descascados inteiros) faça mais uma camada de batatas (melhor uma de mandioquinha). Faça uma camada de cebolas em rodelas. Repita os temperos, cheiro verde....Agora faça uma camada de tomates em rodelas (ele que nos fornecerá o caldo). Mais temperos e mais azeite. Leve ao fogo médio para que tudo se cozinhe e a magia dos ingredientes faça o seu papel. Quando estiver quase no ponto (poderá perceber pela rigidez da batata), junte as folhas de repolho, tampe a panela e aguarde o rápido cozimento deste último ingredientes. Basta arroz branco e um bom vinho para servir e apreciar esta mágica. Bom Apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...