A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália.
Era um alimento de pobres do sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de lingüiça ou ovos por cima. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.
Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).
Eu vou postar aqui a receita da massa básica de pizza, o recheio fica por conta da sua imaginação, lembrando sempre que você pode assá-la em forno à lenha ou no convencional. A diferença, além do sabor é claro, é que no forno à lenha você vai assar a pizza com o recheio, enquanto que no forno à gás você vai assar, primeiro só massa por 20 minutos, retirar do forno, rechear e voltar ao forno até assar o recheio.
Massa Básica
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
2 envelopes de 10g de fermento biológico em pó
1 colher (sopa) de sal
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 copos americanos de água
Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes, até soltar das mãos. Deixe repousar por algumas horas, até dobrar de tamanho, coisa de 2 ou 3 horas dependendo da temperatura ambiente. Divida a massa em cinco partes iguais, abrindo cada uma com as mãos formando um disco de uns 30 centímetros). Coloque o molho de tomate e o recheio de sua preferência e leve ao forno à lenha por 10 minutos. Se for assar no à gás, leve só a massa por vinte minutos, retire do forno coloque o recheio e retorno para terminar de assar. Bom Apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.