sábado, 2 de janeiro de 2010

GASTRONOMIAS.COM


Os portugueses dominam a gastronomia do planeta por muitos e muitos séculos. A influência desta cozinha na nossa culinária é fato. Desde os pratos a base de bacalhau, até os deliciosos doces daquela terrinha. Existe um site lusitano que adoro visitar e que hoje recomendo aos amigos amantes da boa mesa: gastronomias.com. Para não perder o costume, vou mandar uma receita de um bolinho diferente de bacalhau e um docinho português, ambas extraídas deste delicioso site.

Bacalhau Albardado


Ingredientes:
Para 4 a 6 pessoas

200 g de bacalhau ;
550 g de farinha (aprox.) ;
10 g de fermento de padeiro ;
azeite


Confecção:

Lava-se o bacalhau muito bem e põe-se de molho durante 6 horas em cerca de 6,5 dl de água. Depois faz-se em lascas. Desfaz-se o fermento na água que serviu para demolha o bacalhau. Junta-se a farinha a pouco e pouco, batendo-a de modo a obter uma massa homogénea. Rectifica-se o sal.

Cobre-se primeiro com um pano e depois com um cobertor e deixa-se levedar (fintar) em local temperado durante cerca de 3 horas. A massa está finta quando toda ela apresentar umas pequenas bolhas.

Aquece-se bem o azeite e com uma colher grande frita-se a massa ás colheres, introduzindo uma ou duas lascas de bacalhau em cada colher de massa.

Escorrem-se os «pastéis» sobre papel pardo e servem-se acompanhados com salada de alface ou de agriões.

___________________________________________________________________________________

Fofas do Faial


Ingredientes:

500 g farinha;
5 dl de líquido (água e leite);
2 colheres de sopa de sementes de funcho;
2 colheres de sopa de açúcar;
125 g de manteiga ou de margarina;
1 colher de chá de sal;
15 ovos;
creme de baunilha ou de limão (facultativo)

Confecção:

Num tacho deita-se a água e o leite (podem ser em partes iguais), o sal, as sementes de funcho, o açúcar e a manteiga. Deixa-se levantar fervura e adiciona-se, de uma só vez, a farinha peneirada.

Mexe-se a massa sobre o lume até fazer bola e se desprender do tacho. Retira-se a massa do lume e põe-se a arrefecer.

Depois de fria, juntam-se à massa os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Só se adiciona o ovo seguinte depois do anterior ter sido completamente absorvido. Quando a massa tiver a consistência de um merengue bem espesso, dispõe-se em montinhos (à colher) sobre um tabuleiro untado e polvilhado.

Levam-se a cozer em forno bem quente (cerca de 220º C). Retiram-se as fofas do forno quando estiverem bem loiras. Podem ou não rechear-se com creme de baunilha ou de limão.

Há quem junte a farinha a pouco e pouco, misturando fermento em pó (30 g para 500 g de farinha).

Fazem-se pelo Carnaval. Antigamente davam a estes bolos o nome de «filhós».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...