Meus já falecidos avós maternos, Jarbas e Marília, nasceram e cresceram na fazenda. Minha avó, professora respeitada no meio rural daquela época, era também uma excelente cozinheira. Devido a sua profissão, pilotava a cozinha somente aos domingos. Mas não tenham dúvida, valia pela semana toda. A lembrança que tenho, infelismente não é da sua culinária, posto que ela faleceu quando eu tinha apenas 5 anos de idade. Mas minha mãe herdou os dotes culinários da Vó Marília e pude, até com com certa autenticidade, experimentar muito dos pratos dela. Hoje, infelismente minha mãe também não cozinha mais, mas acredito que a herança gastronômica está no gene. Modéstia à parte, tenho me virado muito bem com as panelas e até com certa propriedade ensinado algumas pessoas a arte da gastronomia. Aprendi sozinho, ninguém me ensinou. A cozinha da fazenda sempre me fascinou. Não posso ver um fogão à lenha que me faz cócega na mão. Falei tudo isso, porque me veio à lembrança um prato que minha vó, minha mãe e hoje em dia eu faço aos domingos. Trata-se de uma torta simples de frango, mas, pelo menos para mim, tem cara de domingão.
Torta da Vó Marília
Ingredientes:
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ovos
8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
Para o recheio
4 colheres (sopa) de banha de porco
1 kg de frango caipira desossado e sem pele
2 cebolas picadinhas
2 colheres (sopa) de cachaça
4 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroços e picadas
2 xícaras de batatas em cubos cozidas
1 colher (sopa) de orégano
5 dentes de alho espremidos
1 xícara (cha) de salsinha picada
1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha
sal a gosto
Modo de Preparo:
Da massa: numa superfície lisa, despeje a farinha peneirada junto com o fermento e sal. Abra um buraco no meio e vá adcionando aos poucos o óleo, o leite e os ovos. Sove até soltar das mãos ficar bem lisa, Se necessário acrescente mais farinha. Reserve em local mais quente. Dentro do forno desligado.
Do recheio: derreta a banha numa panela grande, frite o bem frango até dourar. Junte o restante dos ingredientes e refogue por uns 10 minutos. Vá juntando água se começar a secar muito. Reserve para esfriar.
Montagem: pré-aqueça o forno a 180 graus. Abra a massa com o rolo, divida em dois e forre o fundo de um refratário grande. Fure toda massa para que ela não estufe. Coloque o recheio e cubra coma massa restante. Pincele com gema de ovo e leve para assar por 35 minutos ou até dourar. É um show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.