quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

MÚSICA E GASTRONOMIA

Já falei aqui que no próximo dia 16 de março, me apresentarei no Espaço Hípica Gourmet da Sociedade Hípica de Campinas, inaugurando a temporada de 2010, agora sob a batuta do "Maestro" Quinho Mais, à frente do Departamento de Cultura do Clube. A justiça às vezes tarda mas dificilmente falha. O referido departamento era um velho sonho do amigo e diante do seu amor pelo clube e da sua competência, o resultado será o sucesso.


Diante de tal responsabilidade pelo convite, resolvi inovar e executar um prato típico da culinária Cajun de Nova Orleans, no Estado da Lousiana. Se existe gastronômia americana, não resta a menor dúvida que ela reside na cidade mais francesa do EUA. O Estado da Lousiana tem esse nome em homenagem ao Rei Francês Luiz XIV. Um pouquinho de história americana: essa região foi território francês até o ano de 1803 (com um intervalo entre 1763/1800, quando a Espanha dominou o local). Para entender um poquinho dessa mistura toda, vale dizer que desde os descendentes acadiens (os cajuns) oriundos do Canadá francês no século XVIII, logo após a derrota da França na Guerra dos Sete anos que ainda hoje falam dialetos baseados no francês acadiano, até aos negros do Haiti, passando pelos isleños das ilhas Canárias, formam a cultura desta região americana.

 E falar de Nova Orleans e não falar de Jazz de Louis Armstrong e Jelly Roll seria um sacrilégio. Mas falemos de gastronomia, aliás de gastronomia e música, pois toda essa mistura que citei tem reflexo forte na culinária. O prato que irei apresentar no mencionado espaço gourmet é justamente o mais tradicional de lá: A JAMBALAYA, espécie de paella dos trópicos. Depois passo a receita passo-a-passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...