Badejo Quadrado
Alguns os diferem como sendo o Badejo originário da nossa costa e o Abadejo do Pacífico. Na verdade os dois nomes designam de forma popular, diversos peixes. Também conhecido como Badejo Ferro, Badejo Branco, Badejo Mira e Serigado, são nomes comuns dados às seguintes espécies de peixes: Acanthistius brasilianus (Cuvier 1828), Epinephelus adscennsionis (Osbeck, 1765), Alphestes afer ( Bloch, 1793), Merlangius merlangus ( Linneaus, 1758), Mycteroperca bonaci ( Poey, 1869), Mycteroperca fusca ( Lowe, 1836), Mycteroperca interstialis ( Poey, 1860), e vários outros. O que importa mesmo, é que esse peixe é um dos mais saborosos que já degustei. Então vamos a uma receita simples e saborosa.
BADEJO MADITERRÂNEO
Ingredientes:
filés de badejo
50 ml de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de alcaparras escorridas e lavadas
4 colheres (sopa) de cogumelos finamente fatiados
200 g de manteiga sem sal
200g de camarões rosa médios limpos
2 limões
Sal e pimenta do reino branca moída na hora
Bastante salsinha picadinha
Modo de Preparo:
Tempere os filés e os camarões com sal e pimenta. Passe os filés de Badejo no azeite e grelhe dos dois lados. Reserve aquecido. Em uma frigideira derreta a manteiga, frite os camarões junto com os cogumelos, as alcaparras o suco dos limões. Distribua o peixe em um prato único ou nas porções que for servir individualmente, cubra com o molho e polvilhe salsinha. Se quiser, sirva com arroz branco e mais azeite de oliva extravirgem. Bom apetite.
Gostei muito do seu blog... Parabéns!
ResponderExcluirEstava fazendo uma pesquisa sobre o Badejo, ou Abadejo, e sua informação foi tremendamente útil... E vou experimentar a sua receita!
Convido-o a conhecer nosso restaurante "Vernissage", em Penedo,RJ. Gostaria que desse uma voltinha pelo nosso blog:
www.restaurantevernissage.blogspot.com
Um forte abraço,
Franklin Guanabarino
Escolhi um badejo de uns 2 Kgs, mandei limpar SEM tirar as escamas e "espalmado". Temperei e coloquei direto na grelha da churrasqueira ABAFO (pra quem nao conhece: www.abafo.com.br) por 20 minutos. Depois coloquei umas folhas de alface numa bandeja e coloquei o peixe em cima. Ficou fantastico!
ResponderExcluirse esse é o badejo quadrado, imagina o badejo redondo :D
ResponderExcluirVc tirou minhas dúvidas a respeito do nome, Badejo ou Abadejo.
ResponderExcluirEuzebio Martins
Não quero discordar porém quero dar a minha versão. Na realidade o ABADEJO nada tem a ver com o BADEJO da família serranedae parente da GAROUPA DE DO CHERNE. Este peixe muito barataosbo que esta sendo comercializado atualmente nos super mercados com o nome ABADEJO é o conhecido Congro Rosa mas é chamado de ABADEJO na Argentina e no Chile de onde importamos. Basta pegar um file de badejo e compara-los que voce verá que a diferença visual da carne é gritante. Porém o ABADEJO é um peixe bom e gostoso mas não se compara aos nobres BADEJOS.
ResponderExcluirRealmente, abadejo é o congro-rosa, do gênero Genypterus. do Atlântico sul. Segundo algumas fontes, há duas espécies diferentes: G. brasiliensis, encontrada do Rio de Janeiro ao Uruguai, e G. blacodes, encontrada do Rio Grande do Sul ao extremo sul de Argentina e Chile. Mas outras fontes dão esses dois nomes como sinônimos (seria uma única espécie), sendo G. blacodes o nome oficial. É um peixe de grande valor comercial, porque é muito apreciado, principalmente na Europa, e é pescado comercialmente na costa da Argentina.
ResponderExcluir