Fruta da família das Musáceas, a banana é originária da Asia Meridional, de onde se difundiu para a África e América. Mas há que afirme que já havia bananeiras no nosso continente antes de Cabral e Colombo chegarem por aqui.
Nasce em um arbusto cuja folhas enrolam-se umas nas outras, formando o caule, que não é lenhoso e, às vezes, chega até a atingir seis metros de altura. Dependendo da espécie, a banana pode ter de dez a trinta centímetros; tem sabor e aroma muito intensos. É a fruta tropical mais conhecida no mundo. Sua polpa é adocicada e macia. É uma fruta que pode ser consumida crua, frita, assada, cozida, seca ao sol, amassada com cereais, mel, melado; em forma de pudins, doces bolos, tortas e mingaus. Acompanha muito bem as carnes de porco e de boi, mesmo crua, assada ou à milanesa.
A bananeira é própria de regiões com clima quente e úmido, crescendo nas planíces próximas do mar e bem resguardadas do vento. Os Estados Unidos são seus maiores consumidores e a América tropical é seu principal produtor.
É considerada a fruta mais antiga conhecida pelo homem, e teria até mesmo sido citada em um texto budista, de 500 anos antes de Cristo. Gregos e romanos também conheciam a banana, mas seu consumo permaneceu restrito apenas à Ásia até o s[eculo VII.
Como não podia deixar de ser, a banana incorporou-se ao folclore brasileiro. Há quem acredite que se a gente enfiar uma faca no tronco de uma bananeira, na noite de São João, consegue ver o nome do futuro noivo ou futura noiva.
O valor nutritivo da banana é altíssimo. Cada 100g de banana prata, nanica, maçã ou da terra contém: 67% de parte comestível; 76% de água; 1,56g de proteínas; 0,23g de lipídios; 24,4g de glucídios; 275mg de potássio; 30,4mg de sódio; contém ainda tiamina (vitamina B1); riboflavina (vitamina B2); vitamina C e possui 100 cal em cada 100gramas da fruta.
Para não passar batido, uma receitinha básica com banana da terra.
CARNE SECA COM BANANA DA TERRA VERDE
Ingredientes:
1 kg de carne seca
8 bananas da terra verde
1 cebola
Pimeta de cheiro
1 pitada de pimenta do reino
2 tomates picados
4 dentes de alho
cheiro verde o quanto baste
azeite de oliva para refogar
Sal a gosto se necessário.
Modo de Preparo:
Pique a carne em cubinhos e dessalgue-a de um dia para o outro trocando v[arias vezes a água. Em uma caçarola, refogue o alho e a cebola em azeite de oliva. Junte a carne e frite bem, pigando água até ficar macia. Corte a banana em cruz, pique-a bem fininha e leve-a à panela com a carne, deixando refogar por alguns minutos para engrossar o caldo. Acrescente uma xícara de café de água e tampe a panela, juntando água até formar um caldo espesso. Retire do fogo, junte cheiro verde, pimenta de cheiro e os tomates. Corrija o sal. Sirva com arroz branco e salada verde. Bom Apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.