Quem já esteve na simpática cidade de Goiania, ou mesmo no interior de Goiás, deve ter saboreado o seu prato mais tradicional: o empadão goiano. É a versão daquele povo da torta americana chicken pie. Segundo a história regional, "o empadão teria surgido há 150 anos atrás" na versão da historiadora Gláucia Péclat. Segundo ela, não existe uma receita exata, podendo apena delmitar "uma espécie de receita de referência que seria a base para a produção do prato". Os ingredientes básitos seriam: toucinho, trigo, sal e azeitona. No original portuguesa seriam ainda acrescentado frango, carne suína, linguiça, palmito, batata, ovo e queijo. E por fim, a receita de Goiás ganha a participação indispensável e decisiva da guariroba. A historiadora no seu estudo traça um histórico do empadão, desde a sua chegada de Portugal ao Rio de Janeiro, até sua inserção em Goiás. Para terminar, nos registros históricos ela descobriu que desde a transição do século 18 para o 19 já existia o hábito de comê-lo no âmbito familiar. Mas chega de história e passemos a receita mais executada por lá.
EMPADÃO GOIANO
Ingredientes:
Para a massa:
1 xícara (chá) de óleo
100g de manteiga
2 ovos
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 kg de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Para o recheio:
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 kg de peito de frango em cubinhos
1 linguiça calabresa em cubinhos
3 tomates sem pele ou sementes em cubinhos
450g de guariroba
1 batata cozida em cubinhos
4 tabletes de caldo de galinha
1 xícara (chá) de leite fervente
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de salsinha
3 colheres (sopa) de cebolinha
Modo de Preparo:
Da massa:
Misture o óleo, a manteiga e os ovos. Adicione o sal, o fermento e a faarinha de trigo mexendo bem até obter uma massa que desgude das mãos. Deixe descansar por uma hora.
Do recheio:
Aqueça o óleo e refogue o frango e a linguiça, mexendo sempre para que fiquem bem soltinhos. Junte os tomates, a guariroba, a batata e refogue por mais 10 minutos. Acrescente os tabletes de caldo de frango dissolvidos no leite, polvilhe a farinha de trigo e mexa até engrossar. Retire e junte o cheito verde. Retire do fogo e espere esfriar. Abra a massa em superfície enfarinhada e forre o fundo e a lateral de forma de aro removível de 28 cm de diâmetro. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele com a gema e leve ao forno a 180 graus , pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos ou até dorar. Bom Apetite!!!
Gostei e já salvei a receita. Gosto de testar a cultura alimentar de todos os Estados do Brasil. Parabéns. Maravihoso.
ResponderExcluirObrigado, meu blog destina-se aos amantes da gastronomia.
ResponderExcluir