domingo, 7 de março de 2010

MIL FOLHAS


Se tem um doce que me reporta à infância, esse doce é o mil folhas da panificadora Orly. Na década de 60, os shopping centers ainda não existiam na cidade de Campinas, minha terra natal. Os passeios eram sempre pelo centro da cidade. Não tínhamos muita opção: um chocolate na famosa Kopenhagem ou um mil folhas na citada panificadora, estabalecida no mesmo endereço até hoje. Esta semana não resisti a tentação e ao passar por lá, mandei ver um belo pedaço da tradicional iguaria. A receita é muito simples e passo aos amigos.

MIL FOLHAS

Ingredientes:

1 pacote de massa folhada congelada
1 litro de leite
150g de açúcar
2 ovos
4 gemas
125g de farinha de trigo
50g de manteiga
1/2 fava de baunilha
50g de açúcar de confeiteira para polvilhar

Modo de Preparo:

Descongele a massa corte-a em retângulos de 3x5 e leve para assar até dourar, inclusive as sobras. Reserve as Lâminas e esfarele as sobras.

Raspe as sementes da fava de baunilha partida ao meio e ferva junto com o leite. Bata em uma vasilha, energicamente e sem parar, os ovos, as gemas e o açúcar, até que essa mistura esteja totalmente branqueada. Coloque aos poucos a farinha peneirada e mexa vigorosamente para não empelotar. Derrame o leite quente nesta mistura, aos poucos e sem parar de mexer. Leve a panela ao fogo baixo, sempre mexendo. Pegue uma colher desse creme. Quando o restante do creme demorar para espalhar, está no ponto. Para para uma vasilha rasa, cobra com filme plático, encostando-o no creme para não criar nata e leve até a geladeira para esfriar.

Monte o doce com 4 lâminas de cada vez, espalhando uma camada mais generosa sobre a primeira base, e camadas mais finas nas outras lâminas. Assim, o peso não deformará o doce. Pegue as sobras esfareladas e cubra as laterais do doce. Por fim, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre a última camada. Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...