Um de meus pratos preferidos é o escondinho pernambucano. Faço esse prato há mais de 10 anos e só tenho recebido elogios. Assim, a pedidos, posto a receita para os amigos e amigas matarem a vontade. De lambuja, vai a guarnição que costumo preparar para acompanhar o prato. Bom apetite!!
foto: Jornal Momentos
ESCONDIDINHO
Ingredientes:
600 gramas de mandioca (aipim);
300 gramas de batata;
100 grama de mandioquinha
1 xícara de creme de leite;
2 colheres de café de colorau
½ xícara de cachaça
300 ml de leite de coco
1 colher de sopa de manteiga;
1 pitada de noz moscada;
2 xícaras de queijo parmesão ralado;
2 colheres de sopa de azeitonas picadas
1 kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada;
1 lingüiça calabresa em cubinhos
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara de água
50g de bacon em cubinhos
1 xícara de azeite de oliva;
1 cebola grande cortada e rodelas finas;
1 e ½ xícara de caldo de carne;
2 colheres de sopa de extrato de tomate;
5 colheres de sopa de cheiro verde;
2 xícaras de requeijão;
Sal e pimenta vermelha a gosto.
Manteiga para untar.
Modo de Preparo:
Em uma panela cozinhe a mandioca em água com sal, escorra, passe pelo espremedor. Faça o mesmo com a batata e a mandioquinha. Junte os três e faça um purê, adicionando o creme de leite, o leite de coco, a manteiga, a noz moscada e 1 xícara de queijo parmesão ralado. Reserve. Numa frigideira, aqueça o azeite, refogue a cebola, junte a carne seca desfiada, o extrato de tomate, o colorau, a cachaça, a azeitona, o caldo de carne e mexa tudo muito bem por dois minutos. Acrescente o cheiro verde e misture bem. Corrija o sal e a pimenta. Em uma travessa refratária untada, deite a metade do purê de mandioca com batata e a mandioquinha, distribua todo o refogado de carne seca, distribua o requeijão, cubra com a outra metade da mistura de purês e polvilhe a outra xícara de queijo parmesão ralado. Leve ao forno bem quente para derreter os queijos. Sirva com arroz com açafrão e salada de couve.
SALADA DE COUVE FRITA
Ingredientes:
Óleo, suficiente para fritar
1 maço de couve cortada em tiras finas
2 dentes de alho picados grosseiramente e fritos
Azeite a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1/2 maço de rúcula picada grosseiramente
100 g de queijo parmesão ralado
100 g de tomate seco cortados em tiras
50 g de nozes picadas
sal, açúcar, canela e pimenta-do-reino para temperar.
Modo de Preparo:
Numa panela com óleo quente, coloque e retire rapidamente pequenas porções de 1 maço de couve cortada em tiras finas (somente para "dar um susto"). Retire e escorra em papel-toalha. Num recipiente, junte a couve (já frita), 2 dentes de alho picados grosseiramente e fritos, azeite a gosto, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 1/2 maço de rúcula picada grosseiramente, 100 g de queijo parmesão ralado, 100 g de tomate seco cortados em tiras e 50 g de nozes picadas. Misture bem, tempere com sal, açúcar, canela e pimenta-do-reino a gosto e sirva a seguir.
ARROZ COM AÇAFRÃO DA TERRA
Ingredientes:
1 colheres (sopa) de Margarina
1 cebola bem picada
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
1 colher (chá) de açafrão da terra (cúrcuma)
1 tablete de caldo de galinha
sal a gosto.
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, aqueça a margarina e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o arroz, o açafrão e refogue rapidamente. Acrescente 4 xícaras de água fervente, o caldo de galinha, corrija o sal e abaixe o fogo. Tampe parcialmente a panela e cozinhe o arroz por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela por completo e deixe abafado por mais 5 minutos. Passe para uma travessa, decore com cebolinha verde e sirva em seguida.
Menino...
ResponderExcluirQue delícia é essa, adorei!!!
Perfeito...
Tenha um fim de semana perfeitinho!!!
1000 Beijokinhas
Olá
ResponderExcluirTudo bem com você?
Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Blog do Peco será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.
Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.
Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.
Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.