Noutro dia recebi uma dura de um amigo por não publicar receitas da culinária popular brasileira, como dobradinha, rabada, língua, entre outras. Mas só para esclarecer, eu adoro fazer e comer todos esses pratos. Aliás, a temperatura atual está pedindo cardápios mais substanciosos. Neste sábado, mais uma vez passei o dia na roça e o menu do almoço, foi justamente a famosa e deliciosa rabada. Para quem tem qualquer preconceito, vou postar uma receita que garanto ficar uma delícia.
RABADA COM POLENTA E AGRIÃO
Ingredientes:
1 rabo de boi em anéis, sem nenhuma gordura e muito bem lavado
500gr de polpa de tomate
4 tomates inteiros
1 colher de sopa de extrato de tomate
5 dentes de alho em lâminas
4 cravos espetados em uma cebola
1 colher de chá de pimenta calabresa
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 limão partido em 4
3 folhas de louro
quanto baste de sal e pimenta do reino
quanto baste de calde carne.
Modo de Preparo:
Ferva bastante água (o suficiente para cobrir toda a rabada), acrescente um limão partido em 4 e escalde a carne. Despreze a água, transfira a carne para um panela de pressão e refogue-a junto com o azeite, a cebola e o alho. Junte todos os demais ingredientes e cozinhe por 1 hora. Retire do fogo, deixe sair toda a pressão, abra a panela e retorne ao fogo. Deixe engrossar com a panela semi tampada e mexendo as vezes. Sirva com polenta e salada de agrião com rúcula. Bom Apetite!
Oi Peco! Tenho acompanhado seu blog. Tá bem legal. O prato de hoje é o meu preferido: acho polenta, rúcula e rabada uma combinação perfeita que ainda vem carregada de lembranças da minha infância. Sucesso!
ResponderExcluirOi Fabiana, é bom demais.....
ResponderExcluirOlá, Peco!
ResponderExcluirEssa rabada é do jeito que eu gosto, sem gordura! Está apetitosa!
Só faltam agora, as receitas reclamadas por seus amigos, ou sejam, dobradinha, língua, mocotó, que se forem feitas do modo da rabada, vou comer de joelhos... rsrsrs
Parabéns!
Azlin