O Brasil é a bola da vez na gastronomia mundial. Apesar de alguns não gostarem do termo, estamos vivendo a nouvelle cuisine brésilienne, introduzida aqui pelo chef Claude Troisgros, cujos discípulos fazem o maior sucesso pelo mundo afora, cozinheiros como o Alex Atala, Flávia Quaresma, Emmanuel Bassoleil, entre outros, introduzem, através da alta gastronomia, ingredientes brasileiríssimos que faz sucesso até aqui no Brasil. Neste último sábado, assistindo o programa Happy Hour (antigo), no Canal Viva, onde se discutia exatamente o tema acima, fiquei morrendo de vontade de comer o tradicional
Foto: que bicho me mordeu
ESCONDINHO DE CARNE SECA
Ingredientes:
600 gramas de mandioca (aipim);
300 gramas de batata;
100 grama de mandioquinha
1 xícara de creme de leite;
2 colheres de café de colorau
½ xícara de cachaça
300 ml de leite de coco
1 colher de sopa de manteiga;
1 pitada de noz moscada;
2 xícaras de queijo parmesão ralado;
2 colheres de sopa de azeitonas picadas
1 kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada;
1 lingüiça calabresa em cubinhos
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 2 xícaras de água
50g de bacon em cubinhos
1 xícara de azeite de oliva;
1 cebola grande cortada e rodelas finas;
2 colheres de sopa de extrato de tomate;
5 colheres de sopa de cheiro verde;
2 xícaras de requeijão;
Sal e pimenta vermelha a gosto.
Manteiga para untar.
Modo de Preparo:
Em uma panela cozinhe a mandioca em água com sal, escorra, passe pelo espremedor. Faça o mesmo com a batata e a mandioquinha. Junte os três e faça um purê, adicionando o creme de leite, o leite de coco, a manteiga, a noz moscada e 1 xícara de queijo parmesão ralado. Reserve. Numa frigideira, aqueça o azeite, refogue a cebola, junte a carne seca desfiada, o bacon, a linguiça, o extrato de tomate, o colorau, a cachaça, a azeitona, o caldo de carne e mexa tudo muito bem por dois minutos. Acrescente o cheiro verde e misture bem. Corrija o sal e a pimenta. Em uma travessa refratária untada, deite a metade do purê de mandioca com batata e a mandioquinha, distribua todo o refogado de carne seca, distribua o requeijão, cubra com a outra metade da mistura de purês e polvilhe a outra xícara de queijo parmesão ralado. Leve ao forno bem quente para derreter os queijos. Sirva com arroz com açafrão e salada de couve.
Caro Peco,
ResponderExcluirQuando entram na receita a "linguiça calabresa" e o "bacon"?
Também fiquei na dúvida quanto ao uso do caldo de carne: quando usar o "1 tablete dissolvido" e as "1 e 1/2 xícara de caldo"?
Muito obrigado.
Obrigado pela atenção e pela correção na receita. Seu blog está ótimo. Parabéns.
ResponderExcluir