quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PIMENTA-DO-REINO


Outro dia me perguntaram qual diferença entre a pimenta-do-reino branca e a preta. Pois bem. A pimenta-do-reino (Piper nigrum) é uma planta trepadeira originária da India. Sem sombra de dúvida, é o condimento mais comercializado do mundo. Nós somos um dos maiores produtores desta especiaria, produzindo algo em torno de 50 mil toneladas/ano e exportando mais de 90% para EUA e Europa. As variedades mais conhecidas são: Cingapura, Bragantina e Guajarina.
Voltando as cores desta pimenta, tem-se que ambas são frutos da mesma planta. A diferença reside no processo de produção. A preta é produzida a partir de frutos ainda verdes, que são colhidos, fermentados e secos. Já a branca, é produzida a partir de frutos praticamente maduros, que são deixados de molho para maciar e fermentar a sua casca, que depois é retiada e levada para secar ao sol.  Vale dizer, que ao retirar a casca da pimenta-do-reino branca, esta perde em aroma em relação a preta. Nunca, mas nunca mesmo compre e/ou consuma a pimenta-do-reino já moída, pois além da péssima qualidade, perde completamente o seu aroma. Quanto ao mito de que a pimenta-do-reino faz mal ao sistema digestivo, não exitem estudos que comprovem isso, salvo se o seu estômado já estiver doente ou com as mucosas irritadas. Existe ainda a pimenta-do-reino vermelha, mais rara de se encontrar (não confundir com a pimenta-rosa que é a semente da arueira). E por fim, encontramos a pimenta-do-reino verde, em conserva e que é o principal ingrediente do prato favorito da minha esposa, Doris:

FILET AU POIVRE

Ingredientes:

6 grossas fatias de filé mignon do meio da peça.
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino verde em conserva
2 colheres (sopa) depimenta-do-reino preta
100ml de creme de leite fresco
40g de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Conhaque
Sal                                                                                                                          Foto: Loucos por pimenta
Modo de Preparo:

Quebre as pimentas em um pilão e tempere os files com elas. Em uma frigideira, esquente a manteiga e o azeite e frite os filés. Retire-os da frigideira um pouco antes de dar o ponto desejado (aqui em casa o filé da Doris é o ponto de sola de sapato (risos). Com a frigideira ainda no fogo, jogue o conhaque e faça a deglaçage. Junte o creme de leite fresco e a pimenta verde em conserva e deixe reduzir o molho. Corrija o sal do molho e dos filés e os retorne a frigideira. Sirva com arroz branco e batatas coradas ao forno.

Pimenta-do-reino em conserva

Um comentário:

  1. Oi,concordo com a idéa de seu blog, ainda que eu não seja nenhumaamante de cozinha...entretanto as vezes gosto de fazer minhas incursões, e adoro experimentar coisas, logo para mim a cozinha é um laborátório, sim!A quimica está presente em tudo! Da mistura de temperos e alimento sai o sabeor e algums vezes a cor!! Bem, não sou expert, apenas aprendi isso e de vez em quando, faço minhas invenções na cozinha...as vezes meu namorado reclama: colocou pimenta demais! Porque adoro pimentas...então quiz me informar melhor sobre pimenta do reino e acabei encontrando seu bolg. Gostei, muito legal, viu Peco...palavra engraçada...rsrsrs...beijo
    Ah! se quizere4s, visite o meu:bixodareia.blogspot...não é sobre gastronomia...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...