terça-feira, 30 de novembro de 2010

CAFÉ DE COADOR DE PANO




Apesar da última moda ser a cozinha molecular,  não abro mão da gastronomia de raiz que sem dúvida traduz a identidade de todo um povo. Já escrevi aqui sobre diversas tradições e cozinhas típicas, mas uma que continua me influenciando é a culinária mineira. Criativa e atual, sem dúvida representaria bem o Brasil em qualquer parte do mundo. Dona de um sabor inconfundível, mantém seus pratos tradicionais sempre em voga. Nós paulistas morremos de inveja da riqueza desta culinária e sempre que posso me apodero das fantásticas receitas. Um prato criado por mim e que batizei de Caldeirão Mineiro ao Curau Salgado, em virtude dos ingredientes, é um campeão de elogios nos lugares onde o confecciono. Mas hoje vou ensinar a fazer o famoso cafezinho mineiro.

CAFÉ DE COADOR DE PANO

Fique sabendo que a validade de um coador de pano é 30 dias se usado diariamente. Quando novo deve ser fervido para eliminar ceras e gomas que possam exister nele. Depois de usado, lave apenas com água.

Quanto ao preparo propriamente dito, use o método mais antido, qual seja, dissolver o pó do café na chaleira um pouco antes da água ebulir. Assim você evita queimar o café. Usa-se entre 5 e 6 colheres das de sopa para um litro de água. Após acrescentar o pó, mexer com uma colher de pau até formar uma espuma na superfície. Feito isso, passe o café pelo coador de pano. Sirva com sequilho, bolo de fubá, pão de queijo, broa, biscoito de polvilho, brevidade, queijo branco e meia cura, pão caseiro, e muitas outras delícias da cozinha das Minas Gerais, uai sô....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...