domingo, 14 de novembro de 2010

FILÉ À PARMEGIANA DE ITU


Sabe aquele filé à parmegiana do Bar do Alemão de Itu? Pois fique sabendo que não é difícil de ser feito. Minha esposa e filha adoram quando eu faço. O segredinho está no molho e na maneira como cortam os bifes. Para começar, pegue uma peça de filé mignon e corte três fatias no sentido do comprimento. Bata bem os bifes com o martelo de carne. Caso não tenha uma frigideira grande, corte-os ao meio.


FILÉ À PARMEGIANA


Ingredientes para o molho:

2 kg de tomates maduros
2 cenouras pequenas
4 cebolas
8 dentes de alho
1 lata pequena de extrato de tomate
4 folhas de louro
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal

Ingredientes para o filé:

6 bifes grossos de filé mignon ou uma peça aberta em manta
farinha de trigo
ovos
farinha de rosca
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo do Molho:

Em uma panela, coloque os tomates, as cenouras, a cebola, o louro, o extrato de tomate e o sal. Cubra com água e ferva por 20 minutos. Desligue, retire as folhas de louro e deixe esfriar. Em seguida, bata no liquidificados. Na panela, refogue o alho na margarina, acrescente o molho e deixe apurar bem. No final do cozimneto, incorpore o queijo parmsão ralado.

Modo de Preparo dos Filés:

Tempere os filés com sal e pimenta, passe pela farinha de trigo, depois nos ovos batidos com sal e por fim na farinha de rosca. Certifique-se que a a crosta aderiu bem à carne. Frite em óleo quente e escorra-os em papel toalha.

Montagem:

Em um refratário, coloque um pouco do molho no fundo, acomode os filés, cubras com queijo mussarela, cubra com o olho, polvilhe parmesão e leve ao forno quente para aquecer. Sirva com arroz branco, batata frita e vinho tinto maduro.

37 comentários:

  1. Peco, a sua parmegiana parece estar muito boa. Mas desculpe a sinceridade, está a milhares de quilometros da famosa parmegiana do Bar do Alemão em Itu. Nem a aparência é igual. Boa sorte e continue tentando. Abraço Livia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente Lívia vc bem q poderia segurar sua língua,ou melhor,os dedos no tc. O Sr está doando o tempo dele e a experiência culinária para quem quiser, gratuitamente. Se vc ñ gostou paciência.
      Ñ é com tudo q se concorda mesmo. Ñ precisa ofender ninguém por isso.

      Excluir
    2. Não vi falta de educação nem ofensa, o comentário apenas diz que, apesar de parecer muito bom, não se compara ao prato do Bar do Alemão. Se o autor do post afirmou que era fácil fazer igual ao do referido restaurante e a pessoa achou que não é igual, tem todo o direito de comentar educadamente, como, aliás, foi feito. Falta de educação é querer censurar o comentário do outro sem, ao menos, ler com cuidado o que está sendo escrito.

      Excluir
    3. Fiz a receita... ficou sensacional..

      Excluir
  2. Peco, sempre pensei que o filé deles era assado, mas outro dia perguntei pro garção que me disse que era apenas frito. Gostei de achar a receita aqui e vou provar. Abração. Erney

    ResponderExcluir
  3. Muito Boa a Receita, mas concordo com o post acima, é bem diferente do do Alemão. Ele usa contara filé, bem cozido, empanado e depois frito.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olha soh eu simplesmente adoroooo essa receita o pessoal aqui de casa me pedem p repetir ........ Se a do alemão êh melhor , nossa senhora rs qpreciso ir em Itu para comer ...... Um abraço ..... Via iPad da cozinha da senhorita .....
    LIdiane Vieira , REgistro sp

    ResponderExcluir
  5. Credo... se não chega aos pés precisa falar assim... eu hein... se a família amigos gostam é o que importa. Rachel SP

    ResponderExcluir
  6. amanha vou fazer a parmegiana do peco .... todo mundo ta esperando ja ..... Lidiane registro sp

    ResponderExcluir
  7. Não sei como é a parmegiana do Alemão, mas fiz essa receita aqui em casa e ficou sensacional. O molho ficou muito parecido com o do Lellis Trattoria em São Paulo. Parabéns cara

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos e amigas, nunca tive a ousadia de comparar minhas receitas com qualquer outra, seja deste filé de Itu, seja de qualquer outro estabelecimento gastronômico. Aliás sou vizinho do restaurante do Alemão e grande consumidor dos excelentes pratos de lá. Mas uma coisa eu garanto: minha cozinha tem recebido mais elogios que críticas e é feita exclusivamente para os amantes da gastronomia, com muito carinho inclusive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Peco, não ligue para esses comentários! O prato está com ótima cara, o gosto então deve estar maravilhoso! Continue assim, agradando a esposa e a família... pois nessa hora o carinho é que vale! Isso não tem preço!

      Excluir
  9. Peco, fiz sua receita... Ficou otima ... Nos conhecemos o file do alemao mas agora moramos no RS e a sua receita foi um achado ... Matamos a vontade de parmegiana .. O molho ficou igual !!! Grande abraço ...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Meu marido é de Itu, toda vez que vamos lá comemos muito o Bife à Parmegiana do Bar do Alemão. Fiz sua receita e todos ficaram loucos. Deu para matar a saudades, meu marido disse que ficou melhor do que do Bar do Alemão.

    ResponderExcluir
  11. Peco, parabéns pela publicação. "Criticas sempre existirão, principalmente para aqueles que tem como unico objetivo encontrá-las a qualquer custo!!"
    Continue assim!!

    ResponderExcluir
  12. O espaço aqui é democrático. Não me preocupo com as críticas, aliás são bem vindas. Com certeza o meu filé não se compara so do delicioso parmegiana do Bar do Alemão (meu vizinho de muro e que conheço há 50 anos) muitos amigos e amigas acham o meu filé bem melhor. Como como gosto não se discute, vamos aproveitar as duas versões que garanto, são deliciosas.

    ResponderExcluir
  13. Aqui no Video no Bar do Alemao,
    http://www.youtube.com/watch?v=Rvck2pyYER4
    podemos ver como é feito o original. Nao dao a receita do molho mas é um pouco diferente à receita do blog...que também deve ser muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Mário, este vídeo está como privado, por isso, não consigo vê-lo. Vc teria o vídeo para me passar? Agradeço desde já.

      Excluir
  14. Amigo, achei por acaso essa receita e fazia mto tempo que queria fazer uma parmegiana. Até tinha feito com outra receita não não tinha ficado tão boa. Neste final de semana fiz a sua e realmente ficou mto pareceida com a de Itu. Acredito que a cenoura é o diferencial do molho. Parabéns e muito obrigado pela ajuda!!
    André Godinho

    ResponderExcluir
  15. nossa tantos elogios e eu aki ja com a boca cheia de aqua sou do Rio de janeiro e nem sei que alemão e este mais com certeza este receita do file eu vou fazer não vou usar tantos tomates porq aki eles estao mais caro que o file mion mais com certeza vai ficar otimo!!! PECO BJS

    ResponderExcluir
  16. Peco, fiz ontem a sua receita e ela é divina!!! Ficou perfeito! Só que como aqui na Italia usa-se a mozzarella fresca (a tipo búfala) usei tambem, deu super certo!!
    Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  17. adorei a receita, estou fazendo pro almoço!

    ResponderExcluir
  18. Fiz a receita e ficou muito boa e parece sim com o molho do bar do Alemão. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  19. Ola, bom dia!! Uma pergunta: os tomates são sem as peles e sem sementes? Grata.

    ResponderExcluir
  20. Peco, parabéns !!!
    O molho é perfeito , consistente e saboroso. Acredito que quem não gostou foi por causa da qualidade dos queijos muzzarella e parmesão utilizados, na montagem. Procurei comprar os de boas procedencias e em fatias mais finas. Ficou fantástico,nada devendo ao dos Stein.......parabéns emeu amigo pela receita !!!

    ResponderExcluir
  21. Peco, conheço a receita do molho do Alemão, é diferente, não que a sua não seja boa mas é diferente. Até a montagem também é diferente. O Alemão não põe molho por baixo ele faz assim: coloca o filé empanado e frito na travessa põe o queijo por cima e leva ao forno para derreter, retira do forno espalha o molho fervendo por cima e por último espalha parmesão e serve. Assim o molho não amolece o empanado.

    ResponderExcluir
  22. Peco,

    Fantástica receita, eu fiz e minha familia toda adorou, foi um sucesso!

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Meu blog é feito para pessoas como vc e sua família. Grande abraço Vitor.

      Excluir
  23. Hummmm hj faço essa receita maravilhosa ..... E meu marido dorme atarde toda .....

    ResponderExcluir
  24. Gosto não se discute, não é mesmo? Tem gente que até não gosta do Filet a Parmegiana do Bar do Alemão e o mesmo vale para a sua receita, Peco. A questão aqui é puramente o viés da autoria. Ao encabeçar sua receita como o ¨Filet à Parmegiana de Itu¨, esclarecendo que se trata da receita do Bar do Alemão, você induz seus leitores a crer que se trata da receita original do carro chefe daquele centenário restaurante. Verdade seja dita, NÃO É! Meu falecido pai, Anselmo Duarte, nascido em Salto (cidade vizinha de Itu) foi amigo

    ResponderExcluir
  25. ... foi amigo (eu também) do Marquinhos Steiner, filho dos fundadores e pai da atual geração dos Steiner (junto com o seu irmão). Sou amigo dos herdeiros e frequento o Bar do Alemão há 50 anos. Conheço bem a receita original do famoso filet do Alemão, onde o maior segredo está no preparo do molho. Sua receita é muito diferente, anos luz diferente. O preparo do molho é fundamental para garantir a leveza do prato em seu todo e é muito mais simples que a sua receita, embora leve mais tempo. A receita do seu molho comete 2 pecados capitais: 1) extrato de tomate. Os ingredientes em um extrato de tomate industrializado levam acidulantes e preservantes químicos anulam completamente o objetivo principal de conferir leveza ao molho de tomates. Aliás, quando o velho Max inventou o molho, ainda não se fabricava extrato de tomates industrializado. 2) Margarina. Você sabia que a fórmula química da margarina tem apenas um átimo a menos da fórmula do plástico? Ou seja, a pá de cal que faltava para detonar a leveza do molho. Esqueci de um outro detalhe importante: não use farinha de trigo para empanar os filets. Use apenas farinha de rosca. A farinha de trigo deixa a carne ¨pesada¨ pois absorve mais o óleo da fritura. Substitua a margarina por manteiga sem sal. Infelizmente não posso revelar todos os segredos do molho do Bar do Alemão. Antes de finalizar, outra dica: ao usar o martelo de carne para afinar o filet, use o lado chato, plano, não o dentado (para não destruir as fibras e liberar o sumo) e, finalmente, não bata o martelo diretamente na carne, use um filme plástico sobre ela e ... o martelo ... quanto maior (maior área de impacto), melhor. Sou ex-diplomata, cursos de gastronomia no Cordon Bleu de Paris, vasta experiência internacional em 52 países. Bon Appétit!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, porém também sou formado em gastronomia com vasta experiência internacional. Hoje moro nos EUA e tenho a receita exata do famoso filé, que por ética não público. É um dos segredos deste molho é a enorme quantidade de manteiga que vai nele. Salve o colesterol.

      Excluir
  26. Não vai queijo muçarela. Use queijo prato!

    ResponderExcluir
  27. Já comi o parmegiana do Bar do Alemao, e sim, gostei muito! Mas amei essa receita do molho.Já fiz 3 vezes e todos amaram...Uma dica: para ficar ainda mais parecido com o molho do bar do Alemao, só põe beeeem mais manteiga...Fica ainda mais perfeito(e gorduroso😜)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...