Nós da região sul/sudeste não temos por hábito usar o azeite de dendê no nosso cotidiano gastronômico. Infelismente existe o estigma de que de causa diarréia, intoxicações, etc. Ledo engado. O azeite de dendê que causa mal estar é aquele frito, até o seu ponto de saturação, que, se ingerido ataca diretamente o fígado. Comprovadamente, este azeite do norte/nordeste entre muitos benefícios, combate o colesterol e o triglicedídeos; infecções e os radicais livres; é bom para o esmalte dos dentes e para o cabelo, além de ser riquíssimo em vitamina A, aquela que entre outras coisas faz bem para os olhos. O seu consumo deve ser da mesma maneira que o azeite de oliva, ou seja cru. Se for usado em pratos quentes, deve entrar apenas no final da cocção. A receita que posto hoje, costumo prepará-la em casa como refeição noturna e não tenho tido reclamações.
FRANGO NO DENDÊ
Ingredientes:
500g de peito de frango
1 cebola
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de azeite de oliva (azeite doce no nordeste)
1 pimenta dedo de moça
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de caldo de galinha
2 tomates bem maduros
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Refogue a cebola, o alho, o tomate e a pimenta nos dois azeites. Junte o extrato de tomate, o gengibre, o frango e frite por 5 minutos. Corrija o sal, junte o caldo de galinha, abaixe o fogo e cozinhe até amaciar a carne (cerca de 1/2 hora). Se quiser, pode acrescentar umas batatas picadas quando juntar o caldo. Depois de pronto, sirva com arroz branco.
PRÁ mim fez diárreia mesmo.comi o peixe no almoço de sexta-feira. Hoje é segunda e ainda estou expelindo o maldito azeite de dendê.
ResponderExcluirÉ uma delicia mas para meu organismo não dá.
Caro (a) AnÔnimo (a), sou da região sudeste, uso muito o dendê, inclusive para fritar. De duas, uma: ou o frango não estava lá estas coisas, ou você abusou do azeite. Não desanime e tente mais uma vez, quem sabe não foi o seu organismo que não esta va disposto neste dia???
ResponderExcluirComi hoje um peixe com dende feito por um bahiano. Estava delicioso, mas estou morrendo na privada. Arrependimento.
ResponderExcluir