São poucos os peixes que consumo ainda crus. O salmão é um deles, assim mesmo com muito tempero e com a certeza absoluta da sua procedência. Nesta semana lendo um artigo sobre o paradisíaco Hawai, lembrei-me de uma tradicional receita originária desta ilha norte americana que tem como ingrediente principal, o citado peixe. Trata-se do Lomi-Lomi, uma espécie de vinagrete feito com o salmonídeo cru, tipo sashimi, só que picadinho e servido como acompanhamento de outros pratos havaianos.
LOMI LOMI SALMON
Ingredientes:
6 tomates bem firmes (para salada) em cubinhos
1 kg de filé de salmon
1 cebola picadinha
1/2 xícara (chá) de cebolinha verde
1 pimenta dedo-de-moça picadinha (com as semente fica bem picante)
2 colheres (sopa) de noz macadâmia
Suco de 1 limão
1/2 xícara (chá) de suco de abacaxi
Quanto baste de sal kosher
Alface americana e pedaços de abacaxi para acompanhar.
Modo de Preparo:
Cure o salmão com sal, colocando o sal no fundo de uma vasilha de vidro e sobre esse sal deposite o peixe, precionando-o levemente. Polvilhe mais sal por cima e massageie o salmão (lomi quer dizer massagem). Leve a geladeira por 24 horas. Retire da geladeira, lave bem o peixe, secando-o em seguida. Corte o salmão em cubinhos, junte os tomates, a cebola, a cebolinha e a pimenta. Tempere com os dois sucos, mexa bem e leve para gelar por uma hora. Você pode servir dentro de um abacaxi como os Havaianos ou num prato com alface americana.
Oi Peco, gostei muito de seu blog, especialmente esta receita de lomi-lomi, pois adoro peixe cru, mas também tenho certo receio de comê-lo cru. Tem alguma dica de onde comprar peixe bom aqui em Campinas para fazer receitas com ele cru em casa? Conheça o meu também: danielraizer.blogspot.com. Abração! Obs: o Dr. Credidio que indicou seu blog.
ResponderExcluir