O bolo dos reis como também é conhecido, é uma tradição trazida ao Brasil pelos portugueses, para comemorar a festa de 6 de janeiro, quando os cristão celebram a adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos. Segundo esta mesma tradição o bolo deve vir acompanhado de dois ingredientes no seu interior: uma fava e uma lembrancinha (um presentinho). Quando for partido, aquele que receber o pedaço com a fava terá sorte e o que receber o presentinho, a riqueza. O primeiro sortudo, também ficará responsável pela confecção do bolo no ano seguinte.
Neste dia, além do festejo do Dia de Reis, também desmonta-se a árvore de Natal. Para mim, tem um significado especial, pois é o dia do aniversário do meu falecido avó Jarbas. Quanta saudade dele. Mas vamos à receita desta iguaria tradicional:
BOLO DE REIS
Ingredientes:
6 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas picadinhas
1/4 de xícara (chá) de uvas passas
1/3 de xícara (chá) de nozes trituradas
1/3 de xícara (chá) de amêndoas picadinhas
30g de fermento fresco
6 colheres (chá) de vinho do Porto
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
3/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão
1 colher (sopa) de raspas de cascas de laranja
1 pote de geléia de sua preferência para pincelar.
Modo de Preparo:
Misture bem os quatro primeiros ingredientes com o vinho do Porto. Reserve. Dissolva o fermento fresco em 3/4 de xícara (chá) de água morna. Junte uma xícara (chá) de farinha de trigo peneirada e misture bem. Cubra a mistura e reserve em lugar quente por 20 minutos. Enquanto isso, bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão e laranja. Sem parar de mexer, junte os ovos, um à um. Misture à massa. A seguir vá acrescentando aos poucos a farinha, até obter uma massa macia e elástica. Neste ponto, junte as frutas e sove bem. Forme uma bola e retorne ao local quente por uma hora, até dobrar de volume. Pegue então uma forma de buraco no meio, unte-a, faça um rolo com a massa e coloque na forma, unindo as pontas. Deixe descansar por mais uma hora. Preaqueça o forno à 200°C. Enquanto isso, jogue sobre o bolo algumas nozes, frutas cristalizadas e raspas de laranja e limão. Pincele com gema dissolvida em uma colher (sopa) de água. Leve ao forno por 45 minutos. Quando retirar do forno, pincele com geléia derretida de sua preferência.
Abaixo a Festa de Reis das Minas Gerais, tal e qual a conheci na minha infância.
Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
ResponderExcluirCumprimentos a todos!
http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/