Tenho aproveitado muito o atrativo preço do bacalhau e cozinhado com um dos ingredientes mais versáteis e saborosos que conheço. Ontem, vasculando a geladeira, encontrei 1/2 quilo de bacalhau em lascas, mas ainda salgado. Não tive dúvida: vai virar um belo risoto. O primeiro passo foi dessalgá-lo. Como? - Facil: lave bem as lascas e, se necessário, desfie-a mais um pouco. Transfira para uma vasilha de vidro ou inox e coloque-a em um fio de água corrente por 20 minutos. Pronto, está dessalgado. Não acredita? experimente.
O bacalhau combina com muitos ingredientes, então não fica muito difícil encontrá-los garimpando a geladeira, freezer ou dispensa. Eu achei: cenouras (para dar uma cor), amêndoas (ainda do natal), azeitonas pretas e ovos cozidos (toque português). Os demais ingredientes básicos de qualquer risoto, acabam por completar o prato: manteiga, cebola, alho, azeite, vinho branco seco e queijo parmesão ralado. O sal e a pimenta sempre a gosto do freguês.
O modo de preparo é fácil: aqueça dois litros de água e quando ferver, escalde o bacalhau por 4 minutos. Retire, reserve o peixe e mantenha o caldo no fogo baixo. Em uma frigideira, derreta 1 colher de sopa de manteiga, juntamente com duas de azeite. Refogue a cebola e o alho. Junte o arroz arbório (300g para 4 pessoas), frite um pouco e junte meia xícara de chá de vinho branco seco. Mexa até evaporar o álcool (1 min). Aos poucos, vá juntando conchas do caldo de bacalhau. Junte a cenoura crua ralada e não pare de mexer por 10 minutos, sem deixar secar. Junte então o bacalhau, as azeitonas e mexa por mais 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente uma colher de sopa de manteiga gelada, e duas de parmesão. Reserve tampado por 3 minutos e sirva com polvilhado com amêndoas e ovos cozidos. Parmesão à parte e vinho verde português.
bacalhau cod desfiado |
arroz arboreo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.