quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

HIGIENE NA COZINHA



À partir do próximo mês de abril, eu e o Dr. Edson Credidio, conceituado médico nutrológo brasileiro, com apoio da Nutrosoft e Grupo Alimenta da Unicamp, iniciaremos cursos e palestras abordando o tema: Nutrologia & Gastronomia. Em breve darei mais detalhes sobre as inscrições e reserva de vagas.

Enquando isso, adianto um poquinho dos temas das aulas que ministrarei nos citados cursos e palestras:

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, um em cada três habitantes dos países desenvolvidos sofre intoxicação alimentar decorrente de bactérias existentes e desenvolvidas nos alimentos. Imagine então, qual o percentual nos países em desenvolvimento como o Brasil.

A vigilância sanitária é o órgão responsável pela fiscalização, avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, inspecionando os estabelecimentos que atendem o público, como os restaurantes, supermercados, açougues, etc...

No entanto, uma parte significativa das intoxicações alimentares que dão entrada nos hospitais brasileiros, têm origem nas nossas próprias casas. Assim, desde a compra, transporte, prazo de validade, conservação e confecção até chegar na nossa cozinha, uma série de perigos pode colocar nossa família em risco.

Diante disso, dou a seguir agumas dicas fundamentais para manter a sua cozinha e a sua família longe do perigo.

TEMPERATURA DA GELADEIRA

A geladeira deverá manter sempre uma temperatura inferior aos 6°C, para conseguir destruir a maioria das bactérias alimentares.

COMO REFRIGERAR CARNES, AVES E PEIXES JÁ COZIDOS

Se por um acaso você esquecer fora da geladeira, de um dia para o, a comida que preparo, por favor não tente reaproveitá-la: jogue tudo fora para não correr o risco de intoxicar a si e aos seus familiares. Melhor o prejuízo do alimento do que o da saúde. Depois de cozida a comigo, não deixe fora da geladeira por mais de duas horas e em lugar frio. Na geladeira essa comida cozida dura por no máximo 5 dias.

LIMPANDO A BANCADA DA PIA, A LAVA-LOUÇA E AS TÁBUAS DE CORTE

Todas as vezes que alimentos crus de origem animal, como carnes, aves e peixes entrarem em contato com as superfícies acima mencionadas, muita atenção para com a limpeza. Para não ter problemas, TODAS as vezes que manipular alimentos, desinfete as superfícies com produtos próprios para cozinha (existem vários no mercado), ou faça você mesmo solução de água sanitária e água. O álcool absoluto (99,8GL) também é indica. Mas lembre-se, a água e o sabão devem sempre iniciar o procedimento de limpeza da pia, bancada e outros lugares, posto que somente assim eliminará as gorduras, grande atrativo para as baratas.

PANOS DE PIA, DE PRATO E BUCHAS E ESPONJAS

Sempre lave muito bem os panos e buchas depois que utilizá-los na cozinha. E NUNCA, nunca mesmo guarde esse material únido, pois assim fazendo você potenciará a mutiplicação de bactérias. Substituí-los com regularidade é mais indicado.

DESCONGELAMENTO DE CARNES, AVES E PEIXES

Nunca descongele esses alimento fora da geladeira, pois assim correrá os risco de infestá-los com bactérias perigosas. Sempre transfira o alimento do freezer para a parte de baixo da geladeira e deixe descongelar. Se esqueceu de tirar, use o microondas.

PEQUENOS GESTOS PARA GRANDES DIFERENÇAS

  1. Lave muito bem as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos.
  2. Jogue no lixo tábuas e colheres de madeira, que retém umidade e tornam-se meios ideais para proliferação de bactérias. Use teflon, nylon e demais materiais inertes que existem no mercado.
  3. Substitua a sua bucha de cozinha semanalmente.
  4. Lave muito bem frutas, verduras e legumes, usando solução de cloro (uma colher de sopa de água sanitária para cada litro d'água).
  5. Nunca reaproveite óleos vegetais
  6. Preste atenção nos prazos de validade, em especial a dos ovos. Tendo qualquer dúvida: LIXO.
  7. Não consuma nenhum produto de origem animal cru, ou seja, cozinhe muito bem peixes, aves, carnes suínas e bovinas e ainda os ovos. Desta maneira, seguramente estará destruindo os microorganismos e bactérias existentes nos alimentos.
Tome todos esses cuidade e tenha certeza que estará colocando na sua mesa uma comidinha saudável e livre dos riscos das intoxicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...