![]() |
Latão de leite antigo - foto Olx |
Quando nasci, meu avô paterno me deu uma vaca parida para fornecer o leite que secara na minha mãe. O sítio ficava no distrito de Martin Francisco, no município paulista de Mogi Mirim. Naquela época o trem passava no meio da propriedade e o capataz do sítio embarcava o latão de leite para Campinas, até a Estação Guanabara. Eu desmamei, os trens se foram, mas as receitas feitas com esse leite gordo e cru ainda estão bem presentes na minha memória e na minha culinária. Assim publico duas receitas da culinária árabe, cujo ingrediente principal é o leite cru.
RICOTA ÁRABE
Ingredientes:
10 litros de leite cru
4 copos de coalhada síria
Modo de Preparo:
Em um caldeirão, ferva o leite, deixe esfriar até 43°C e junte a coalhada. Mexa muito bem sem parar por 1 minuto. Cubra o caldeirão com um plástico ou filme e reserve em lugar seco e longe do frio por 6 horas. Vai virar uma coalhada. Leve então ao fogo até levantar fervura, desligue e deixe esfriar. Passe por um pano fino de algodão (conhecido como pano volta ao mundo), até secar bem. A massa agora esta prontinha para ser enformada ou ainda para se fazer um delicioso
CHANCLICH
Ingredientes:
Quanto baste de massa pronta para ricota árabe
Zatar para empanar
Modo de Preparo:
Tempere a ricota com sal e faça bolachinhas do tamanho de um pão de mel. Coloque numa peneira e leve ao sol por 3 dias, limpando o bolor de vez em quando. Quando estiverem duras, empane-as no zatar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.