Terminou no último dia 15 de fevereiro o defeso do camarão, assim tudo indica que a oferta deste delicioso crustáceo aumente e o preço abaixe. Vamos torcer para que isso ocorra e que muitos festivais do camarão aconteçam pelos mercados e supermercados do Brasil. Enquanto isso, dou algumas dicas para você comprar, limpar e fazer o seu camarão.
As variedades desse animal são muitas, mas as mais comuns e consumidas são o branco, o cinza e o rosa. Diante disso, escolha o camarão em conformidade com a receita que for executar e, se comprá-lo fresco, use-o no mesmo dia. Preste atenção se a carne está firme, intacta e grudada a carne. Se sentir cheiro de amoníaco, desista dele: está estragado (ou quase lá). Se comprá-lo congelado, deve estar limpo, sem cabeças ou cascas e sem cheiro.
A receita que publico a seguir é fácil de ser feita, deliciosa e ainda por cima, baratinha.
CASQUINHA DE CAMARÃO
Ingredientes:
500g de camarões (que caiba no seu bolso)
![]() |
foto Uol |
200ml de leite de coco
2 dentes de alho espremidos
1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de azeite de dendê
1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha (opcional)
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de vinho branco
2 colheres (sopa) de cheiro verde
4 colheres (sopa) de creme de leite
Farinha de rosca, queijo parmesão e sal
15 casquinhas de vieiras
Modo de Preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite de oliva. Junte a polpa de tomate e cozinhe por 3 minutos. Acrescente o vinho e cozinhe por mais um minuto. Coloque os camarões, o leite de coco, o creme de leite e corrija o sal. Junte o azeite de dendê, uma colher de farinha de rosca e mexa até engrossar (se quiser mais durinho, junte mais farinha). Unte as casquinhas com azeite e reche. Polvilhe as casquinhas com uma mistura de farinha de rosca com queijo parmesão ralado. Leve para gratinar. Sirva com limão e cerveja geladíssima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.