![]() |
Bife de Copa Lombo |
Noutro dia comentei que a carne suína produzida hoje no Brasil, tem 40% a menos de gordura que o porco de outrora. Disse também, que recebi farto material produzido pela ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, presente do amigo e suinocultor, Pedrinho Toselo. Hoje vou discorrer um pouquinho sobre os cortes desta carne, que atualmente se pratica no mercado nacional.
CORTES MAGROS - encaixam-se nesse segmento a carne suína moída, os escalopes de alcatra suína e os medalhões de filé mignon suíno.
SÉRIE CHURRASCO - nesta fatia, encontramos a costela suína para churrasco, a picanha suína, a copa lombo para churrasco, a alcatra completa sem maminha e a maminha completa.
SÉRIE FORNO - já nesta faixa, temos a coroa de costela, o lombo dinamarquês e o lombo envelopado.
SÉRIE GRILL - nesta série, residem o prime rib suíno e o bife copa lombo.
SÉRIE CORTES UNIVERSAIS - por último temos nesta leva, o bife de coxão mole, o bife de lombinho, o strogonoff de carne suína e o brochete.
Mas seja qual for a sua preferência ou opção, saiba que a carne suína é muito saudável, é a carne mais consumida em todo mundo e a preferida do povo brasileiro. A fonte é a FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Os países europeus como a Áustria, Espanha e a Dinamarca, são os campeões mundiais de consumo de carne suína. A título de curiosidade, o Brasil abateu 30 milhões de animais com inspeção sanitária oficial em 2009. A receita de hoje é de um corte muito saboroso, extraído do livro "Carne Suína para Refeições Coletivas" da ABCS.
BIFE DE COPA LOMBO COM ERVAS
Ingredientes:
Tomilho, alecrim, cebolinha e salsa
1 limão
4 bifes de copa lombo (paleta ou pernil)
1 poco de água
Sal
Azeite para fritar
Modo de Preparo:
Pique as ervas. Prepare uma marinada com suco de limão, as ervas, sal e a água. Jun te os bife e deixe marinando por 24 horas. Sele os bifes na cha e sirva com batatas coradas e bróculis cozido no vapor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.