Diz a lenda que São Panteleão, um missionário vestido como um indigente, chegou num vilarejo italiano, num dia 29, e bateu na porta de uma casa bem humilde. Um casal de idosos, apesar de desconfiados, acolheram o santo e serviram-lhe o único alimento que tinham em casa: nhoque, dividido em sete unidades para cada um. Por fim, conta ainda a lenda, que ao retirar a mesa, após a saída do santo, o casal de idosos encontrau moedas de ouro embaixo do prato. Existem diversas versões para esta lenda, inclusive que ela teria sido criada por algum restaurante da América do Sul para aumentar a clientela. Lenda à parte, não custa nada colocar uma notinha embaixo do prato e preparar, ou simplesmente degustar um delicioso nhoque todo dia 29. Para facilitar, eu ensino a simpatia e a receita do nhoque. Boa sorte e bom apetite!
SIMPATIA
No dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque, comer sete unidades, de pé e fazer um pedido. Guarde a nota até o próximo dia 29. Depois é só degustar o restante do seu almoço ou jantar na companhia da família ou amigos, com um bom vinho tinto.
RECEITA DO NHOQUE DA SORTE
Ingredientes:
1 kg de batatas Asterix ou Binje (possuem pouca água)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos de galinha
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino branca ralada na hora
Molho ao sugo e queijo parmesão para polvilhar
Modo de Preparo:
Cozinhe em água salgada as batatas com a casca. Escorra bem, retire as cascas e esprema-as ainda quente. Deixe esfriar. Junte então os ovos, a manteiga, o queijo parmesão ralado na hora, sal, pimenta e aos poucos, a farinha de trigo. Em uma superfície lisa, polvilhe farinha de trigo e faça rolos com a massa na grossura de um polegar (+ou- 2 cm de diâmetro). Fatie então os rolos em pedacinhos de 3cm. Com ponta de um garfo, aperte os inhoques e vá revservando. Ferva água com um pouco de sal em um caldeirão e junte aos poucos os nhoques. Assim que subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira, depositando-os na travessa de servir que deverá estar bem aquecida. Coloque o molho ao sugo (ou outro de sua preferência) e polvilhe com o queijo parnesão. Sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.