Quem não gosta de um salgadinho de buteco? Confesso que troco uma refeição por uma coxinha de qualidade. Os pastéis também costumam ser o meu ponto fraco. Certo dia fui almoçar num pequeno restaurante aqui em Campinas e acabei por encontrar um velho conhecido que há muito tempo não via. Frequentador assíduo daquele estabelecimento, deu a dica: apesar de servir um almoço honesto, o forte mesmo era a tradicional empadinha de palmito (com azeitona com caroço e tudo). Não precisou falar a segunda vez e fui logo pedindo a iguaria que faz a fama do recinto. A receita que posto hoje é muito fácil e lembra muito o salgadinho mais tradicional dos bares da cidade.
EMPADA CREMOSA DE PALMITO
Ingredientes:
Para a massa:
500g de farinha de trigo
2 ovos
250g de banha de porco
1 pitada de sal
Para o recheio:
200g de farinha de trigo
200g de palmito
2 tomates firmes picadinhos
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho espremidos
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de azeitonas verdes sem caroço e picadas
2 ovos cozidos
1/2 litro de água filtrada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 lata de ervilha escorrida e lavada
1 caixinha de creme de leite
Sal e pimenta do reino
Forminhas de empadas.
Modo de Preparo:
Da massa:
Misture bem todos os ingredientes até obter uma massa uniforme e lisa. Forre então as forminhas de empada, coloque o recheio, feche com a massa, pincele geme de ovo e leve para assar em forno médio e pré-aquecido por 30 minutos.
Do recheio:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte os demais ingredientes, deixando a água e a farinha por último. Mexa bem até obter um recheio uniforme e cremoso, tipo uma polenta mole. Espere esfriar e recheie as empadinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.