quarta-feira, 15 de junho de 2011

A ALMA DO PRATO


Com toda a certeza, você deve se lembrar que aprendeu na escola que Portugal acabou por descobrir o Brasil quando procurava um novo caminho para as Índias, na busca das super valorizadas especiarias. Pedro Álvares Cabral foi capaz de atravessar o Atlântico a fim de obter um punhado de pimenta-do-reino, canela e noz-moscada. Naquela época as especiarias valiam tanto quanto o ouro. Duvida? Experimente degustar o seu próximo almoço ou jantar sem qualquer condimento. Garanto a diferença que faz um salpicar de ervas ou qualquer outra especiaria. Obvio que a dose deve ser empregada com parcimônia e que a "pitada" ainda é a melhor medida. Por fim, tome como dica que flores, talos e folhas devem ser empregados no fim do cozimento, enquanto as ervas secas, que necessitam absorver líquido, devem ser adicionadas uns cinco minutos antes de apagar o fogo. Já sementes como o gergelim, devem fazer parte do cozimento desde o início. E lembre-se: é preciso saber com o que cada tempero combina e para tanto, sempre que possível, darei essas dicas e uma receita com a respectiva especiaria. Hoje, sua majestade o

AÇAFRÃO

Saiba que o açafrão é um dos temperos mais caros do planeta. Sua flor é encontrada apenas no sul da Europa e na Ásia e são necessárias 75000 flores, colhidas à mão, para se obter apenas 500g do pó. Este precioso tempero tem como princípio ativo a safarina, um corante vermelho e por isso é empregado para dar cor aos alimentos. A cozinha francesa, espanhola e italiana, não abrem mão de seu emprego nos seus mais tradicionais pratos, como a Paella e alguns Risotos. Mas cuidado, pois aqui no Brasil esse nome também é usado para designar outro tempero: a Cúrcuma (da família do gengibre, chamada de Açafrão-da-Terra ou Açafrão-da-Índia).

RISOTTO ALLA MILANESE

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carbaroli
6 xícaras (chá) de caldo de carne
1 cebola picada
60g de manteiga gelada sem sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 taça de vinho branco seco
1/2 colher (chá) de açafrão
50g de queijo grana padano ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça o caldo e mantenha-o quente. Em uma frigideira larga e alta, derreta 10g de manteiga junto com azeite. Frite ligeiramente a cebola. Adicione o arroz e frite por dois minutos. Acrescente o vinho branco e mexa para que ele seja absorvido pelo arroz. Junte então duas conchas do caldo e não pare mais de mexer. Toda vez que secar, agregue mais caldo. Marque dez minutos e junte o açafrão. Vá juntando o caldo até acabar, corrija o sal e a pimenta. Desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo ralado. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...