![]() |
Foto ed. Abril |
Sem falsa modéstia sei tirar o melhor de um fogão. Quase todos os sábados levo minha filha para passear numa feira livre que acontece perto de casa. Enquanto ela se delicia com um pastel de vento e uma casquinha de doce de leite, eu procuro descobrir novas cores, sabores e texturas. Aí, quando penso que já conheci bastante sobre frutas, verduras e legumes, surge uma nova qualidade que jamais havia visto. No último sábado, passeando pela citada feira, deparei-me com uma novidade: Berinjela Japonesa. Da espessura de um pepino japonês, fui informado pelo feirante que o legume, além de não possuir sementes, seu sabor era bem menos ácido que a tradicional. Para conferir, comprei alguns exemplares e resolvi fazer um
BABAGANUCHE
Ingredientes:
8 berinjela
2 dentes
3 colheres (sopa) de tahine
suco de 1 limão
Sal
Azeite de oliva
Modo de Preparo:
"Queime" as berinjelas de todos os lados diretamente na chama do fogão. Depois de assá-las bem, mergulhe-as em água fria. Depois de frias, descasque-as, corte-as ao meio e deixe escorrer em uma peneira. Em uma vasilha, misture o tahine, o suco de limão, o sal e o alho, formando uma massa homogênea. Uma a uma, vá juntando as berinjelas e amassando-as com um garfo. Por último, adicione um pouco de azeite, leve para gelar e sirva com pão sírio e coalhada seca. Se você misturar o molho com o grão de bico, terá o hommus.
Caro Peco. Essas berinjelas não são tão novidades assim. Pelo menos, eu já as compra há anos aqui em São Paulo. Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirGilson
Caro Gilson,
ResponderExcluirNa verdade, é novidade para mim. Obrigado pelo elogio, pois meu blog é dedicado às pessoas como vc que apreciam a boa gastronomia.