segunda-feira, 6 de junho de 2011

FEIRA LIVRE

Foto ed. Abril
Sem falsa modéstia sei tirar o melhor de um fogão. Quase todos os sábados levo minha filha para passear numa feira livre que acontece perto de casa. Enquanto ela se delicia com um pastel de vento e uma casquinha de doce de leite, eu procuro descobrir novas cores, sabores e texturas. Aí, quando penso que já conheci bastante sobre frutas, verduras e legumes, surge uma nova qualidade que jamais havia visto. No último sábado, passeando pela citada feira, deparei-me com uma novidade: Berinjela Japonesa. Da espessura de um pepino japonês, fui informado pelo feirante que o legume, além de não possuir sementes, seu sabor era bem menos ácido que a tradicional. Para conferir, comprei alguns exemplares e resolvi fazer um 

BABAGANUCHE

Ingredientes:

8 berinjela
2 dentes
3 colheres (sopa) de tahine
suco de 1 limão
Sal 
Azeite de oliva

Modo de Preparo:

"Queime" as berinjelas de todos os lados diretamente na chama do fogão. Depois de assá-las bem, mergulhe-as em água fria. Depois de frias, descasque-as, corte-as ao meio e deixe escorrer em uma peneira. Em uma vasilha, misture o tahine, o suco de limão, o sal e o alho, formando uma massa homogênea. Uma a uma, vá juntando as berinjelas e amassando-as com um garfo. Por último, adicione um pouco de azeite, leve para gelar e sirva com pão sírio e coalhada seca. Se você misturar o molho com o grão de bico, terá o hommus.

2 comentários:

  1. Caro Peco. Essas berinjelas não são tão novidades assim. Pelo menos, eu já as compra há anos aqui em São Paulo. Parabéns pelo Blog.

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. Caro Gilson,

    Na verdade, é novidade para mim. Obrigado pelo elogio, pois meu blog é dedicado às pessoas como vc que apreciam a boa gastronomia.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...