![]() |
Foto Sleysites |
A Fisalis (Physalis angulata), também conhecida por Camapu, joá-de-capote, saco-de-bode, mata-fome, entre outros nomes comuns, tem sua origem na região amazônica. Quem já provou desta fruta suculenta, sabe que além de doce, ela é amarga e azeda ao mesmo tempo. Suas folhas, depois de secas, além de delicadíssimas, parecem papel de cor palha. Infelizmente aqui no Brasil esta deliciosa fruta é pouco cultivada e menos ainda conhecida e divulgada. Noutro dia acabei por espantar-me ao encontrá-la nas gôndulas de um supermercado de Campinas. Para os mais desavisados e aos curiosos de plantão, o bucho-de-rã como também é conhecida a fisalis, frutinha amarela de aproximadamente 10 gramas, além de poderem ser consumidas in natura, serve para fazer compotas e conservas, doces, geléias, sorvetes e ainda molho para carne e salada. Mas nessa época de frio aqui na região sul e sudeste, o seu melhor emprego é no fondue de chocolate e na degustação de vinhos. Fica registrado por fim, que esta fruta é rica em vitaminas A e C, em fósforo, ferro e alguns compostos como alcalóides e flavonóides. A seguir a receita do doce de fisales para você servir com queijo Camembert frito.
DOCE DE FISALIS
Ingredientes:
100g de fisalis sem as folhas
250g de açúcar refinado
125g de água filtrada
Modo de Preparo:
Leve ao fogo o açúcar, a água e o fisalis e deixe ferver lentamente por 12 minutos. Retire do fogo a acabe de desmanchar todas frutinhas e retorne ao fogo por mais 3 minutos. Deixe esfriar.
Ingredientes para o Camembert Frito:
125g de Camembert de sua preferência
1 ovo
25ml de leite
50g de farinha de rosca
1/2 litro de azeite de oliva
Sementes de papoula para polvilhar
Modo de Preparo do Camembert Frito:
Bata os ovos, misture com leite e passe esse líquido por uma peneira fina. Parta o queijo em 4 fatias, passe primeiro no liquido e depois na farinha. Repita a operação e aperte levemente com a ponta dos dedos. Frite em azeite quente e escorra em papel toalha. Espere esfriar um pouco e sirva com o doce de fisalis, polvilhado com sementes de papoulas e algumas frutinhas de fisalis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.