quarta-feira, 8 de junho de 2011

PANELADA

Foto destemperados.com

Salvo engano, acredito não conhecer apenas dois estados brasileiros: Piauí e Sergipe. Todavia vivo "viajando" pela gastronomia de todos os cantos do Brasil. Apesar de não nunca ter estado no Piauí, a receita que publico hoje é importada de lá e muito consumida nos mercados populares. Trata-se da panelada que é feita com as víceras do boi, receita herdada dos portugueses. As tripas são lavadas em água de limão e colocadas para secar no tempo. Para virá-las do avesso e fazer a sua limpeza, usa-se uma vara fininha do marmeleiro, chamada simplesmente de pau-de-virar-tripa. Eu também só conhecia a expressão para denominar a magreza de alguém. O prato é servido com arroz branco, tem cheiro e sabor fortes, mas que bem preparado é uma iguaria deliciosa para o frio aqui do sudeste.

PANELADA

Ingredientes:

1/2 kg de bucho de boi
1/2 kg de tripa de boi
2 linguiças calabresas em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas picadas
6 dentes de alho espremidos
1 pimentão verde em cubinhos
2 tomates picados
2 folhas de louro
Pimenta-de-cheiro a gosto
Colorau à gosto
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Cheiro verde para polvilhar

Modo de Preparo:

Corte o bucho em pedaços e as tripas em anéis de dois dedos de largura. Lave bem com limão e tempere com sal. Leve o fogo forte em uma panela com água e as folhas do cozimentos de louro. Cozinhe até amolecer. Desligue do fogo, espere esfriar e retire a gordura que se acumulou sobre o caldo. Despreze todo o líquido do cozimento. Tempere então com metade do alho, sal, colorau e pimenta do reino. Numa panela limpa, esquente o azeite de oliva e refogue a cebola. Adicione então a outra metade do alho, os tomates e o pimentão. Junte então a linguiça, quanto baste de água para cozinhar. Misture o cheiro verde e sirva com arroz branco.

2 comentários:

  1. essa receita de panelada estar totalmente errada
    ñ e assim q si prepara.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jânio, não há necessidade de você ficar desesperado. Como disse na minha postagem, nunca estive aí. Assim, você poderia nos ajudar ensinando a receita correta e tradicional da sua terra. Grande abraço, Peco Nogueira.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...