terça-feira, 7 de junho de 2011

SUFLÊ DE SAINT PETER


Não morro de amores pelos peixes de água doce, salvo raríssimas exceções, dou preferência aos peixes de água salgada e profunda. Todavia, algumas vezes não consigo escapar de preparar peixes de rio. Dias atrás, ganhei de um amigo que tem por hábito pescar nestes pesqueiros urbanos, quatro belos exemplares de Saint Peter (tilápia vermelha), já em filés. Minha esposa Doris e minha filha Pietra, torcem o nariz quando falo que vou fazer peixe, exceção feita ao filé de salmão. Assim resolvi fazer um suflê de peixe cuja receita divido com os amigos internautas.

SUFLÊ DE SAINT PETER

Ingredientes:

1/2 kg de filé de peixe cozido e desfiado
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
4 gemas passadas pela peneira
3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
4 claras
1/2 cebola ralada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Numa panela derreta a manteiga e, aos poucos, acrescente a farinha. Misture bem. Junte o leite, a cebola, o sal e a pimenta. Continue mexendo até engrossar. Adicione então o peixe, o queijo e as gemas. Retire do fogo. Bata as claras em neve com picos firmes e incorpore-as delicadamente. Unte alguns ramequins e preencha-os com a massa. Pré-aqueça o forno a 180°C e leve para assar até que enfiando um palito de madeira o mesmo saia limpo (uns 35 minutos).

2 comentários:

  1. Peco, descobri seu blog ontem e já indiquei para minha timeline do twitter. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Caju, obrigado pelo elogio. Fique sabendo que faço este blog pensando em pessoas como você que sabem apreciar a boa gastronomia.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...