Há muito tempo abandonamos as grandes e fartas ceias de natal aqui em casa. Primeiro, para preservar a saúde evitando pratos gordurosos como leitoa à pururuca, farofa de linguiça e até o pernil não tem mais espaço em nossa mesa. Segundo pelo alto custo e, principalmente, para não sacrificar o cozinheiro (eu) que muitas vezes acordava as 4 da matina para preparar uma ceia para ser servida lá pelas 11 da noite. Também dividimos as tarefas. assim cada filho prepara um prato. Este ano fiquei com o bacalhau e a receita compartilho com os amigos (as). Mas antes um pouquinho de curiosidade gastronômica: Dizem os portugueses que bacalhau não peixe nem carne, bacalhau é bacalhau. Com relação ao vinho, transcrevo um trecho do livro "Comer e Beber Bem com Eça de Queiroz", da Editora Index:
"Em Portugal é tradicional acompanhar os pratos de bacalhau com vinho tinto. Este "casamento" feliz explica-se pela ação do tipo de sabores frutados presentes nos vinhos tintos que, dando-nos uma sensação gustativa indireta da doçura, amenizam o gosto "oposto" salgado do bacalhau. Para receitas mais condimentadas de bacalhau, é também vantajosa a existência dos aromas que se formam durante o envelhecimento em garrafa, que se ligam com outros temperos. (...) vinhos alentejanos de boa estrutura e com um envelhecimento curto em garrafa apresentam estas características."
BACALHAU NATALINO
Ingredientes para 12 pessoas:
2 kg de lombo de bacalhau do porto dessalgado e cozido por 10 minutos
3 cebolas finamente fatiadas
2 pimentões vermelhos em tiras e cozidos em água, vinagre e açúcar
5 dentes de alho
1 kg de batata Asterix
1/2 kg de mandioquinha (batata baroa)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
6 ovos cozidos
4 folhas de couve manteiga rasgadas
1 xícara (chá) de azeitonas portuguesas sem caroço
1 xícara (chá) de azeite de oliva português
3 colheres (sopa) de cheiro verde
1/2 kg de maionese da sua preferência
1 saco de batata palha
Sal e pimenta à gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe a batata e a mandioquinha e faça um purê com leite e a margarina. Reserve. Em uma frigideira grande, refogue a cebola e o alho no azeite, junte o bacalhau em lascas e cozinhe por 3 minutos. Misture o cheiro verde e reserve. Bata a maionese com a azeitona portuguesa e reserve. Monte o prato. Em um refratário faça uma camada com o purê, depois junte a maionese com a azeitona. Agregue então o pimentão e depois o ovo picado e couve rasgada. Junte então o bacalhau regue fartamente com azeite e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos. Retire, polvilhe com a batata palha e sirva imediatamente com o vinho de sua preferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.