É tempo de comer bacalhau, vez que estamos há apenas uma semana da páscoa. Com o preço baixo e o sabor único de um dos peixes mais consumidos no planeta, posto hoje algumas dicas de preparo e algumas receitas para você fazer na semana santa.
DICAS
Na hora da compra escolha um peixe de carne clara, de cor palha e magro.
Escolha o pedaço que melhor lhe convém, seja em lascas, caso vá fazer bolinhos, risotos, brandade, saladas, etc, ou o lombo para ser grelhado, assado, confits ou qualquer outra receita que exija lombo.
A dessalga é muito importante em se tratando do lombo do bacalhau. Deve ocorrer com bastante antecedência (até 48hs antes), trocando sempre a água e mantendo-o dentro da geladeira.
Importante: Nunca use leite para dessalgar, pois além de não contribuir em nada, prejudica a qualidade da carne.
Quando for cozinhar o bacalhau não retire a pele e as espinhas, visto que ambos protegem a carne e mantém a sua textura.
O bacalhau cozinha muito rápido, assim evite o excesso de cocção como cozinhá-lo duas vezes numa única receita ou deixá-lo muito tempo no forno ou panela.
Por último, use sempre uma gordura para cozinhar o bacalhau, como azeite ou banha de porto, para funcionar como um difusor de calor. Se for fazer o peixe em molhos, utilize o caldo do próprio peixe para emprestar mais sabor ao seu prato.
Ah, o bacalhau sempre deve ser servido com o vinho de sua preferência, que na maioria das vezes sãos o tintos e verdes portugueses.
10 RECEITAS DE BACALHAU À MINHA MODA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.