Sou fanático por uma coxinha, salgado tipicamente brasileiro encontrado na maioria das lanchonetes do país. Feito à base de farinha de trigo e caldo de galinha, a iguaria é recheada com carne de frango temperada e desfiada. Diz a lenda que a coxinha foi criada, raças a um suposto filho da Princesa Isabel e o Conde D'Eu que tinha problemas mentais e era louco coxas de galinha. Um certo dia a cozinheira da casa resolveu experimentar uma mistura de massa e carne de frango para o menino, surgindo daí as saborosas coxinhas. Se você quiser arriscar a preparar o salgado na sua casa, eu ensino e adianto que é muito fácil de ser feito.
COXINHA DE FRANGO
Ingredientes:
Para a massa:
650g de farinha de trigo especial peneirada
900ml de água
6 tabletes de caldo de galinha
1/4 de xícara (chá) de óleo
Para o recheio:
900g de peito de frango cozido e bem desfiado
1 cebola bem picadinha
14 de xícara (chá) de salsinha picada
900g de Catupiry
Sal e pimenta a gosto
500g de farinha de rosca para empanar
1 litro de óleo para fritar
Modo de Preparo:
Da massa: Em uma panela, coloque a água, o óleo e os tabletes do caldo de galinha e leve ao fogo. Quando levantar fervura, vá adicionando aos poucos a farinha de trigo, mexendo sempre até soltar do fundo (uns 10 minutos). Reserve para esfriar um pouco.
Do recheio: Tempere o frango com com a cebola, o sal, a pimenta e salsinha. Com uma colher, pegue pequenas porções de massa (30g) e abra na palma da mão. Recheie com meia colher (sobremesa) de Catupiry e um colher (sobremesa) de frango. Feche a massa sobre o recheio e modele em forma de coxinha. Tente fazer uma massa fina e sem remendos para não abrir durante a fritura. Passe as coxinha na farinha de rosa e leve para fritar em óleo quente em pequenas e quantidades e escorra em papel absorvente. E degusto com guaraná Antarctica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.