Apesar da riquíssima gastronomia angolana, da lusofonia, a única coisa que chega até nós vindo do além mar do Atlântico Sul, é esse lixo de ritmo cujo nome é uma ofensa em nosso país. Felizmente algumas das mais tradicionais receitas angolanas, foram trazidas por refugiados daquele país durante a guerra civil. E próprio já tive a honra de cozinhar para a governadora de angola no ano de 2010. A receita de hoje é importada da África e vale a pena ser feita por você.
MUFETE DE SARDINHA
Ingredientes:
8 dentes de alho
2 cebolas grandes
Quanto baste de farinha de mandioca
Piri-piri a gosto
sal a gosto
8 sardinhas portuguesas frescas
Modo de Preparo:
Lave o peixe muito bem, mas não retire as tripas, depois esprema o alho com sal e a pimenta. Esfregue no peixe e regue com vinagre, deixe marinar durante alguns minutos. Depois de temperado ponha no grill ou grelha da churrasqueira. Enquanto estiver no fogo, pique a cebola numa tigela com pimenta, corrija o sal, o azeite, o vinagre e mexa tudo muito bem. Junte um pouco de água. Depois de pronto sirva num prato largo e polvilhe o peixe com o molho de cebola picada e com a farinha de mandioca. Sirva quente.
como assim "Não retires as tripas"?
ResponderExcluirIsso mesmo. Os portugueses e seus descendentes assam as sardinhas "inteiras". Depois de prontas, cortam-na pelo dorso e retiram os filés.
Excluir