Quem teve uma infância e adolescência dividida entre a vida na cidade e no campo, sabe dar valor às festas tradicionais que ocorrem por esse Brasil à fora. Via de regra quase todas as manifestações folclóricas, temáticas, etc que ocorrem do Oiapóque no Estado do Amapá, ao Chuí no Rio Grande do Sul, têm como um dos seus ingredientes principais a gastronomia, quando não é o tema. Este é o caso da receita que posto hoje, oriunda da cidade de Campo Mourão no Estado do Paraná, que tem a festa do Carneiro no Buraco, como sua principal atração anual. Tanto é verdade, que a festa atrai mais de 150.000 pessoas para participarem da saborosa comilança deste ovino. Criado em 1991, o evento chega nos dias de hoje como uma receita simples e inconfundível, cujo modo de preparo e o ingredientes que a compõe, ensino abaixo.
CARNEIRO NO BURACO
![]() |
Buraco com tijolos |
Em primeiro lugar será necessário construir um buraco redondo, medindo um metro de diâmetro por 1,5m de profundidade, revestido nas laterias com tijolo comum. Deverá também mandar confeccionar uma tampa para cobrir o buraco e transformá-lo em um forno hermético.
![]() |
Tacho de aço |
Em segundo lugar, você terá que adquirir um ou mais tachos de aço para poder preparar o seu carneiro, devendo ter as medidas que atendam as suas necessidades, principalmente quanto ao número de pessoas que irá servir. O recomendável é que você tenha uns três tamanhos.
Mas chega de papo e partindo do princípio que você construiu o buraco, mandou fazer a tampa e comprou os tachos, vamos a receita propriamente dita.
Ingredientes para 40 pessoas:
25 kg de carne de carneiro em pedaços pequenos
2 kg de chuchu
2 kg de tomates maduros inteiros
2 kg de cenoura
2 kg de abobrinha
1 kg de vagem
1 kg de maçã
2 kg de mandioca
3 kg de batata doce
3 kg de mandioquinha
2 kg de cebola
1/2 kg de pimentão verde
Para temperar a carne:
Salsinha
Cebolinha
Alho
Sal
Ciclamato monossódico
Óleo de milho
Shoyu
Vinagre
Pimenta do reino
Modo Preparo:
Acenda o fogo no buraco com lenha 3 horas antes de cozinhar o carneiro. Tempere o carneiro com os temperos acima e deixe marinando por 3 horas. Forre o fundo do tacho com um pouco de chuchu e abobrinha. Faça uma cama de carne de carneiro. Faça outra camada com mandioca, batata doce, cenoura, vagem, mandioquinha e um metade do pimentão e da cebola. Faça outra camada de carne de carneiro. Adicione agora outra camada de batata doce, mandioquinha, mandioca, cenoura, vagem, chuchu, abobrinha, o restante da cebola e do pimentão. Cubra com restante da carne. Para finalizar, cubra com os legumes que restaram, mais as maçãs e os tomates inteiros. Encerre o trabalho juntando o caldo da marinada. Cubra o tacho com duas folhas de papel celofane e desça-o no buraco. Tampe e vede as beiradas da tampa com terra. Deixe cozinhar por três horas, retire o tacho do buraco, escorra o caldo do fundo e com ele faça um pirão com pouca pimenta. Sirva então o carneiro com este pirão, arroz branco e salada de almeirão. Tá feita a festa na sua chácara, sítio, fazenda ou mesmo na sua casa. Se tive frio, um bom vinho tinto vai muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.