Nos meus quase cinquenta anos de vida, não conheci nenhuma criatura que não gostasse das saborosas e crocantes coxinhas. Seja dela recheada apenas com peito de frango desfiado, seja agregada com requeijão e outros ingredientes. Iguaria muito antiga teria surgido, segunda a lenda, na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Segundo o site
Comidinhas ... "dizem que no interior de São Paulo, em Limeira, morava na fazenda Morro Azul o filho da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. O menino cresceu isolado da corte porque era considerado deficiente mental. Entre os caprichos do menino, quando ele gostava de algum alimento, comia só esse tipo de comida. Ele gostava muito de peito e coxas de galinha. Uma vez, a cozinheira da fazenda percebeu que não tinha frango suficiente e resolveu transformar uma galinha inteira em coxas. Assim surgiu a coxinha de frango! A história também diz que a Imperatriz Tereza Cristina experimentou a iguaria em uma de suas visitas a Limeira e resolveu levar a receita para ser servida nas festas da realeza brasileira." Não sei se a história procede, mais sei que o salgadinho é delicioso e a receita que posto hoje, vem direto da minha cabeça mesmo.
COXINHA DE FRANGO COM CATUPIRY
Ingredientes para a massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de água
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 xícara (chá) de óleo de milho
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Ingredientes para o recheio:
1 peito de frango sem pele e osso
1 cebola picadinha
1 xícara (chá) de salsa picadinha
2 xícaras (chá) de Catupiry®
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
Modo de Preparo:
Cozinhe o peito de frango em água e sal e desfie-o bem. Refogue este frango em um pouquinho de manteiga, junto com a cebola. Corrija o sal e a pimenta e misture com a salsinha. Reserve.
Prepare a massa: Leve uma panela ao fogo com a água, o caldo de galinha e o óleo. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma vez só e mexa sem parar até desgrudar do fundo.
Adorei... abs
ResponderExcluir