O verão está chegando e as temperaturas atuais já prenunciam o que virá pela frente. Com o clima quente as pessoas saem mais de casa, usam as suas piscinas e seus quintais e toda esta festa está sempre conectada com a gastronomia de buteco. Hoje ensino você a fazer dois salgadinhos fritos para a companhar a bebida favorita da sua turma.
BOLINHO DE CAMARÃO
Ingredientes:
500g de camarões pequenos
4 colheres (sopa) de margarina
1 cebola ralada
4 dentes de alho espremidos
½ kg de tomate batido no liquidificador
1 xícara (chá) de salsa picadinha
1 ovo
½ litro de leite
Sal e pimenta à gosto
Farinha de trigo para dar o ponto
Ovos batidos e farinha de rosca para empanar
Modo de Preparo:
Em uma panela derreta a margarina, junte a cebola, o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Adicione os tomates batidos, a salsa, o ovo, o leite e ferva por 20 minutos em fogo baixo. Acrescente então o camarão. Corrija o sal e pimenta do reino e cozinhe os camarões por 4 minutos, Aos poucos vá juntando a farinha de trigo até dar o ponto, ou seja, até que desgrude do fundo da panela. Espere esfriar, modele os bolinhos, passe nos ovos e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente, escorra em papel absorvente e sirva com uma pimentinha.
CROQUETE DE BACALHAU
Ingredientes:
250 g de bacalhau dessalgado
250 g de batatas Asterx ou Binje
1 cebola picada
1 colher (sopa) de salsa picada
3 ovos
½ dose de cachaça
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe o bacalhau até ficar macio, escorra a água e espere esfriar um pouco. Transfira o bacalhau para um guardanapo de pano bem limpo e esfregue até desfiar bem. Passe para uma vasilha e reserve. Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias e passe-as pelo espremedor ainda quentes. Num bowl junte o purê, o bacalhau, a cebola e a salsinha. Acrescente a cachaça, corrija o sal e pimenta. Misture tudo muito bem e aos poucos vá incorporando os ovos inteiros, um a um, até que a massa fique homogênea. Com o auxílio de duas colheres, faça os croquetes, passe-os no ovo batido, na farinha de rosca e frite-os em óleo (ou azeite) abundante e quente. Escorra em papel absorvente e sirva com uma bela cerveja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.