Sempre gostei muito dos frutos do mar, em especial o polvo e a lula. Nos últimos tempos, graças ao meu ilustre amigo Abílio Minucci, tenho feito e comido muito esta iguaria do mar. As duas maneiras preferidas da nossa turma é o Vinagrete de Polvo e a tradicional Paella à Marinera (Ambas as receitas já postadas aqui no blog). Hoje inovo um pouquinho e lanço o saboroso polvo, acompanhado de um delicioso risoto cremoso de queijo com beterraba.
POLVO COM RISOTO DE BETERRABA
100g de arroz carnaroli pré-cozido (10 minutos e depois resfriado)
1 colher (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de maionese
150ml de água de beterraba (veja preparo abaixo)
250ml de caldo de legumes (ou mais se necessário)
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
15g de manteiga sem sal
Azeite trufado
35g de parmesão
1 Polvo pequeno e limpo
1 cebola
Ervas para decorar
Modo de Preparo:
Da água de beterraba: Descasque as beterrabas e passe-as pela centrífuga.
Do polvo: Coloque o polvo dentro de uma panela de pressão, juntamente com a cebola descascada. Só isso, sem água. Tampe a panela, ligue o fogo. Quando começar a chiar, marque 8 minutos e desligue a panela. Espere sair toda a pressão e o seu polvo está pronto.
Do risoto: Numa panela, ponha o arroz, um pouco da água e complete com caldo de legumes. Adicione sal e pimenta. Mexa o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. A medida que o caldo for evaporando, vá acrescentando alternadamente suco de beterraba e caldo de legumes. Quando os grãos estiverem “al dente”, tire a panela do fogo e misture a maionese, a manteiga e o parmesão até dar liga. Adicione a salsinha picada e ajuste o sal. Coloque o polvo sobre o arroz e decore com as ervas e regue com um fio de azeite trufado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.