sábado, 23 de novembro de 2013

Lagosta à Thermidor



Vivo falando aqui que adoro fazer pratos com frutos do mar. E adoro mesmo. Nesta semana recebi uma consulta sobre como fazer um clássico francês: "Lagosta à Thermidor". Simplesmente sou apaixonado por este prato que nunca sai da moda. Duas histórias disputam a origem desta pérola da culinária. Segundo a enciclopédia gastronômica Larousse, a criação é atribuida ao chef Léopold Mourier, do Café de Paris, em 1897. A segunda versão credita a autoria ao Marie’s, restaurante parisiense que ficava no Boulevard Saint-Denis, próximo ao Teatro de Comédia Francesa, que o teria criado para homenagear a estréia, em 1894, da peça Thermidor, de Victorien Sardou. Todavia, seja lá qual for a verdadeira, o que importa é que a receita se perpetuou e podemos executá-la até os dias de hoje.


LAGOSTA À THERMIDOR


Ingredientes para duas porçoes:

2 lagostas limpas e com a casca
1 colher (sopa) de óleo de canola
4 colheres (sopa) de manteiga com sal
¼ de xícara (chá) de conhaque
1 ½ xícaras (chá) de cebola picadinha
1 e ½ colheres (sopa) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de mostarda
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco
Farinha de rosca
Caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino branca

Modo de Preparo:

1 - Numa panela esquente o óleo com uma colher de manteiga. Coloque  as lagostas na panela com a casca para baixo e as pinças para cima. Tampe a panela e deixe ferver port três minutos. Depois, aqueça o conhaque e jogue sobre a lagosta. Deixe ferver até que as lagostas fiquem vermelhas. Destampe a panela e deixe esfriar.

2 – Em uma frigideira, coloque um pouco de caldo de legumes e 1 colher de sopa de manteiga. Espere ferver e junte a cebola temperada com sal e pimenta. Deixe cozinhar e fogo lento sem deixar que a cebola escureça. Junte o vinho e cozinhe por mais uns 5 minutos.

3 – Numa nova panela, derreta três colheres de manteiga e, fora do fogo, misture com a farinha. Tempere então, com sal e pimenta. Após, junte o leite e mexa sobre o fogo até que engrosse e comece a ferver. Acrescente então, a cebola cozida, a mostarda, o queijo ralado e o creme de leite.

4 - Remova toda a carne da lagosta tendo o cuidado de não quebrar as cascas da cauda e da cabeça. Corte a carne e misture-a com o molho. Coloque, então, as cascas da cauda e da cabeça sobre um prato de gratinar, quente, tendo o cuidado de colocar umas fatias de cebola por baixo para evitar o contato direto da casca com o prato. Encha as cascas com a mistura da lagosta com o molho e polvilhe farinha de rosca e um pouco do queijo e manteiga derretida. Leve ao forno quente para gratinar. Sirva com champanhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...