sábado, 17 de maio de 2014

Tartar de salmão fresco




Dificilmente alguém ira me encontrar comendo peixe cru (sashimi) em um restaurante japonês, visto que a iguaria oriental não faz parte dos meus prato prediletos. Não que eu não o coma, mas entre um prato da cozinha oriental e um da francesa, nunca vou exitar em escolher o europeu. Hoje a receita leva peixe cru de águas profundas e é cozido no suco de limão como o ceviche peruano. Nesta minha versão de tartar francês eu vou dispensar a gema do ovo cru por motivos óbvios: aqui no Brasil corremos o risco de contrair salmonela, vez que as autoridades responsáveis pela fiscalização da higiene não são nem um pouco confiáveis.


TARTAR DE SALMÃO FRESCO


Ingredientes:

250 g de filé de salmão fresco
1 colher (sopa) de cebolinha bem picadinha
1 colher (sopa) de echalote (pode ser cebola) bem picadinha
1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora
1 pitada de sal rosa do Himalaia moído na hora (pode ser sal normal) 
1 pitada de pimenta do reino branca moída na hora e pimenta.

Modo de Preparo:

- Corte o salmão em pequenos cubinhos (foto) e misture-o à cebolinha e a echalote (use uma tigela de vidro ou inox). Adicione o suco de limão, o sal e a pimenta e misture bem. Deixe a mistura descansar por alguns minutos. Divida então o peixe já marinado em pequenas tigelinhas. Sirva com o pão de sua preferência. 

- Você pode servir também com um molho bem oriental, misturando bem 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora; 4 colheres de molho de soja;  4 colheres de sopa de nam pla (molho de peixe); 1/2 colher de chá de alho ralado; 1 colher (chá) de ceboulette; 1 colher de chá sementes de gergelim branco torrado; 1 colher de chá de gengibre fresco ralado; Gotas de limão Taiti espremido na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...