É muito difícil alguém não se render ao bom e delicioso churrasco argentino, principalmente quem frequenta o país de los hermanos ou algum dos diversos restaurantes portenhos que existem no Brasil. E que faz isso, também já provou o maravilhoso acompanhamento que vem junto com o churrasco: o Chimichurri. Quem nunca provou, esqueça a rivalidade existente entre os nossos povos, principalmente no futebol e renda-se a estas iguarias. Hoje tento postar a receita mais próxima da original que consegui, pois existem diversas variações que acabam descaracterizando esta delícia. Vamos à receita, que deverá ser preparada um dia antes de usar e ser armazenada na geladeira por até uma semana.
ESPETINHO ARGENTINO COM CHIMICHURRI ORIGINAL
Ingredientes:
Para o chimichurri:
1 xícara (chá) de água mineral
1 colher (sopa) de sal grosso
1 cabeça de alho roxo
1 xícara (chá) de salsinha fresca
1 xícara (chá) de orégano fresco (caso não encontre substitua por ½ xícara (chá) de tomilho fresco e ¼ de xícara (chá) de orégano seco
2 colheres (chá) de páprica picante
60 ml de vinagre de vinho tinto
125 ml de azeite de oliva extravirgem
1 pitada de pimenta calabresa.
Para o espeto de carne:
2 kg de filé mignon em cubos de 2cm³
Sal grosso e pimenta do reino, moídos na hora.
Espetinho de bambu
Modo de Preparo:
Do Chimichurri:
Em uma panela ferva a água e adicione o sal grosso. Mexa até dissolver todo o sal, desligue e deixe esfriar. Pique os dentes de alho bem miudinho, sem moê-los. Reserve. Pique bem a salsinha e o tomilho (só as folhas). Numa vasilha, misture todos os ingredientes secos, em seguida adicione aos poucos os líquidos, sempre mexendo na seguintes ordem: vinagre, azeite e por último a salmoura. Leve a mistura à geladeira e deixe descansar de um dia para o outro. Sirva sobre a carne.
Da carne:
Espete a carne nos espetinhos de bambu e tempere com sal e pimenta. Leve para grelhar.
Montagem: você pode servir com pão francês e molho chimichurri sobre a carne, ou no prato com arroz, ou mesmo puro com o molho. Você escolhe!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo cometário. Em breve será publico.